Trocas comerciais Angola e China perto dos 30 mil milhões de dólares

O volume das trocas comerciais entre Angola e a China rondaram, no ano passado, os 27,3 mil milhões de dólares americanos, segundo o embaixador chinês Gong Tao em declarações à Imprensa, no termo da audiência que lhe foi concedida esta quinta-feira [20.04.2023] pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
O embaixador afirmou que Angola é o segundo maior parceiro comercial da China em África, depois da África do Sul, e que o seu país é o maior parceiro de Angola, fruto do acordo de parceria estratégia rubricado em 2010.
Salientou o facto de a China prosseguir o seu processo de modernização, no sentido de garantir prosperidade e o desenvolvimento socioeconómico dos seus cerca 1,4 mil milhões de habitantes, abrangendo todas as camadas sociais.
Gong Tao enalteceu o papel angolano de mediação de conflitos no continente africano, que valeu ao Presidente da República de Angola, João Lourenço, o título de campeão da paz em África.
Congratulou-se pelo facto de Angola e China continuarem comprometidos com a promoção da paz, segurança e estabilidade mundiais.
Disse que o seu país está a desenvolver planos de paz para ajudar a acalmar os conflitos em diferentes regiões do globo.
Angola e a China são parceiros estratégicos nos mais variados domínios e a sua relação de amizade e de cooperação, que data dos primeiros anos da Independência de Angola tem se desenvolvido num rítmo acelerado.

Previous Vice-Presidente da República e embaixador abordam cooperação Angola-China

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados