Desde que a Instituição Vice-Presidente da República foi criada, à luz da Constituição da República de Angola de 2010, quatro individualidades já exerceram o cargo. Segunda figura da hierarquia do Estado, o Vice-Presidente da República é um Órgão Auxiliar do Presidente da República no exercício da função executiva. De acordo com a Constituição angolana, é eleito Vice-Presidente da República o candidato número 2 da lista, pelo círculo nacional, do partido político ou da coligação de partidos políticos mais votado no quadro das eleições gerais.
Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, a actual Vice-Presidente da República, foi eleita por ser a número 2 da lista, pelo círculo nacional do MPLA, o partido mais votado nas eleições gerais de 24 de Agosto de 2022, encabeçada por João Manuel Gonçalves Lourenço, o Presidente da República.
História dos Vice-Presidentes de Angola
Jurista, advogado, docente universitário e político angolano. Foi Vice-Presidente da República de Angola entre 2017 e 2022. Antes, entre outras funções de relevo no Aparelho do Estado, foi Ministro da Administração do Território.
Exerceu o cargo de 2012 a 2017. Antes, exerceu, entre outros, os cargos de Ministro de Estado e da Coordenação Económica, e Presidente do Conselho de Administração da Sonangol.
Primeiro Vice-Presidente da República de Angola, exerceu o cargo de Fevereiro de 2010 a Setembro de 2012. Antes, foi Primeiro-Ministro de Angola (2002 - 2008) e Presidente da Assembleia Nacional, (2008-2010), cargo que voltou a exercer de 2012 a 2022.
Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.