Vice-Presidente da República e embaixador abordam cooperação Angola-China

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu em audiência, esta quinta-feira [20.04.2023], o embaixador da República Popular da China acreditado em Angola, Gong Tao, com quem abordou questões atinentes às relações bilaterais entre os dois países, construídas ao longo de 40 anos.

“Hoje tive a oportunidade de reunir com Sua Excelência, Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, com quem foi possível avaliar positivamente as relações bilaterais, num ano em que comemoramos o 40º aniversário das relações diplomáticas, fruto da cooperação nas mais diversas áreas”, destacou o diplomata chinês à saída da audiência.

Referindo-se ao percurso da cooperação que inclui o apoio da China à reconstrução nacional e construção de diferentes infraestruturas estratégicas, Gong Tão foi peremptório em afirmar que os dois países estão numa fase importante do seu desenvolvimento socioeconómico.

Gong Tao sublinhou que, no quadro da cooperação, o seu país continua a apoiar as políticas do Executivo, com realce para a diversificação da economia, com atenção para o desenvolvimento da produção nacional, baseado na indústria, na agricultura, nas pescas, na exploração mineira e no turismo.

“São essas áreas fundamentais que se inserem na experiência de cooperação Angola e China dos últimos 40 anos e que são essenciais para o país criar mais riqueza e mais postos de trabalho, traduzindo-se no aumento da qualidade e no bem-estar dos cidadãos”, realçou Gong Tao, que mencionou, entre outros aspectos, o financiamento chinês às grandes obras, com realce para o Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça e ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL).

Além destas, Gong Tao falou dos investimentos em curso na Zona Franca da Barra do Dande, dedicados à produção de peças cerâmicas com potencial para exportação.

A ideia, segundo o diplomata, é investir nestas grandes infraestrutura e continuar a fazer mais investimentos em diversas áreas da economia angolana, visando o benefício mútuo e a promoção contínua da experiência, do conhecimento e da alta tecnologia chinesa.

“É através desta cooperação económica e de investimento que podemos fazer as transferências de tecnologia”, disse Gong Tao para quem, nesta perspectiva, se reputa de grande valia a presença em Angola da Huawei, cujo Parque Tecnológico, na zona do Talatona (Luanda) está a permitir a formação de parcerias com empresas e entidades económicas angolanas através da formação intensiva na área das tecnologias.

No âmbito da formação e capacitação de quadros angolanos, Gong Tao anunciou que o Governo chinês vai continuar a oferecer bolsas de estudo aos estudantes angolanos nas mais destacadas universidades chinesas nas áreas da física, matemática, telecomunicação, engenharia civil, ciência informática e medicina.

Segundo o embaixador, em parceria com alguns países do continente, inclusive Angola, a China está a convidar jovens angolanos a participar no Fórum de Amizade e Cooperação China-África, a realizar-se num país africano por definir.

Previous Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados