Dia da Cultura Nacional

Assinala-se este domingo [08.01.2023], o Dia da Cultura Nacional. A efeméride foi adoptada tendo como referência o primeiro discurso sobre Cultura Nacional proferido em 1979, pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, durante a tomada de posse do corpo gerente da União dos Escritores Angolanos (UEA).

Com o discurso proferido no dia 8 de Janeiro, ficava estabelecida a data como Dia da Cultura Nacional. Porém, mais do que isso, deixava as linhas orientadoras, que daí em diante, passariam a ser uma referência incontornável no plano cultural.

O primeiro Presidente de Angola e fundador da nação lançava, desta forma, as bases para o desenvolvimento e afirmação da cultura nacional, enfatizando que a “Cultura não pode se inscrever no chauvinismo, nem pretende evitar o dinamismo da vida. A Cultura evolui com as condições materiais e, em cada etapa, corresponde a uma forma de expressão e de concretização de actos materiais”.

Como sinal da afirmação da cultura nacional, o país testemunhou a elevação do Centro Histórico da Cidade de Mbanza Congo a Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, em Julho de 2017 e, visando a promoção e valorização do património cultural, foi criada a Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural, por via do Despacho Presidencial nº 25/18 de 05 de Março, coordenada pelo Vice-Presidente da República.

Previous Vice-Presidente na missa de Sufrágio à alma de Bento XVI

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados