Acidentes de viação matam mais de duas mil pessoas de Janeiro a Outubro – Vice-Presidente da República

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, disse no domingo [20.11.2022], em Luanda, que de Janeiro a Outubro do ano em curso o país registou 11.066 acidentes de viação, resultando em 2.529 mortes e 12.960 feridos.

A também coordenadora da Comissão Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito, sublinhou que, apesar dos números terem uma tendência a diminuir, se comparado com o mesmo período do ano passado, devem, no entanto, servir de alerta para inverter o quadro dos acidentes, mortes e feridos.

Esperança da Costa mostrou-se preocupada com os dados estatísticos que demonstram que se precisa fazer mais e melhor para reduzir significativamente os acidentes de viação nas estradas, prevenindo em pelo menos 50 por cento o número de vítimas mortais até 2030, de modo a estar em consonância com a meta definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na década de acção pela segurança do trânsito 2021/2030.

Em Angola, disse, os acidentes de trânsito são a segunda causa de morte e a primeira em termos de deficiência física, causando dor e sofrimento às famílias e não estimula a economia nacional, face às perdas prematuras com a redução da força motriz, geradora de desenvolvimento, tendo impacto negativo sobre os indicadores de desenvolvimento humano.

Desde 2007, acrescentou, o país tem estado a assinalar o Dia Mundial em Memória às Vítimas da Estrada, através de acções para promover, de forma permanente, a prevenção e segurança rodoviária.

Assim, reforçou, o Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito, órgão de consulta do Titular do Poder Executivo, junta-se uma vez mais à causa e convidou as famílias e a sociedade para, exaustivamente, abordar o fenómeno dos acidentes de trânsito por forma a promover a prevenção e a segurança rodoviária.

 

Previous Bélgica elogia esforços da diplomacia de paz de Angola

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados