Bélgica elogia esforços da diplomacia de paz de Angola

O Reino da Bélgica está satisfeito com os esforços desenvolvidos por Angola no sentido de garantir a paz e estabilidade na região dos Grandes Lagos, afirmou quinta-feira [17.11.2022] o seu Embaixador em Angola, Jozef Smets, em declarações à imprensa, no final de uma audiência concedida pela Vice-Presidente da República de Angola, Esperança da Costa.

“Ficamos em Bruxelas muito impressionados pelos esforços de Angola para garantir e melhorar o clima de paz na região dos Grandes Lagos”, disse o embaixador Jozef Smets, tendo acrescentado que a audiência serviu igualmente para abordar assuntos ligados ao ambiente, uma vez que a Vice-Presidente da República de Angola regressou recentemente de Sharm El-Sheik, Egipto, onde decorre a COP27.

“Estamos numa lógica de contactos reforçados neste campo, que têm a ver com as mudanças climáticas e ambientais, porque, já à margem da COP 26, que teve lugar em Glasgow (Escócia), o Primeiro-Ministro belga encontrou-se com o Presidente da República de Angola, João Lourenço”, recordou. Neste sentido, frisou, “continuámos o diálogo e falámos da possibilidade de lançar iniciativas bilaterais nesta área”, acrescentou.

O diplomata belga salientou o facto de a Vice-Presidente da República ter abordado a questão da seca no Sul do país, tendo destacado o apoio da Bélgica a iniciativas para o combate às pragas de gafanhotos que assolavam a região. Para o incremento da cooperação, o embaixador Jozef Smets destacou o convite ao Jardim Botânico que se encontra em Bruxelas (Bélgica) para que possa estabelecer uma parceria com a Universidade Agostinho Neto, bem como o fortalecimento da cooperação no domínio universitário entre os dois países. Com este propósito, explicou que está previsto para o início do ano de 2023 a vinda a Angola de uma delegação da Universidade de Liege a Angola.

As relações político-diplomáticas entre Angola e o Reino da Bélgica iniciaram em 1979. Desde então, foram rubricados acordos, memorandos e contratos empresariais. Entre os diplomas rubricados, destaca-se o Acordo de Cooperação Económica, Científica e Cultural, a 26 de Abril de 1983, que definiu o quadro jurídico regulamentador da cooperação bilateral e instituiu a Comissão Mista, e o Acordo-Geral de Cooperação de 26 de Julho de 1983.

Fonte: Angop

Previous WIMAFRICA quer trabalhar com Angola para alavancar negócios das mulheres no sector informal

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados