Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos

Assinala-se esta segunda-feira [25.03.2024] o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos, criado pelas Nações Unidas a 17 de Dezembro de 2007.

O objectivo é homenagear e lembrar todos que padeceram por conta da escravidão e consciencializar o mundo sobre a importância de combater o racismo e qualquer tipo de discriminação racial.

As Nações Unidas estimam que mais de 15 milhões de pessoas tenham sido vítimas do tráfico transatlântico de escravos ao longo de mais de 400 anos. Pretende-se com esta data que haja mais união contra o racismo e pela construção da vida com liberdade, dignidade e direitos humanos.

O tráfico de escravos foi um fenómeno caracterizado por tráfico de seres humanos em massa sem precedentes, transações económicas e violações dos direitos humanos. As histórias daqueles que foram arrancados da sua pátria e família, daqueles que lutaram contra os seus opressores, que triunfaram contra todas as probabilidades para conquistar a sua liberdade, não podem ficar esquecidas.

Assim, o objectivo deste dia é relembrar estas histórias, humanizando-as, chamando também a atenção para o combate ao racismo e ao preconceito.

Previous Dia Mundial da Água

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados