Dia Mundial do Doente

Assinala-se hoje, [11.02.2024] o Dia Mundial do Doente, instituído pelo Papa João Paulo II, no ano de 1992 um importante dia para a Igreja Católica, representa um momento de reflexão, oração e partilha.

Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.

Numa sociedade em permanente desenvolvimento, mais do que a doença, a saúde toma a dianteira, entendida como um processo dinâmico e interdependente de preservação da vida, que cria uma nova dimensão social.

Em Angola, Sua Excelência Vice-Presidente da República, apela a todos os profissionais da saúde do país, para estarem cada vez mais comprometidos com o trabalho que desenvolvem. “Que tenham como base sempre a ética e o profissionalismo, que prestem mais serviços humanizados e mostrem mais amor ao próximo. Estamos a lidar comvidas humanas, que é preciso preservar”, afirmou Esperança da Costa durante a reinauguração do Hospital Geral Especializado Neves Bendinha.

Cada cidadão tem o dever de manter a saúde e de prevenir o aparecimento de doença, nele próprio e na sociedade, da mesma forma que cada profissional de saúde tem o dever de prestar cuidados de saúde com qualidade, que visem a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento da doença e o rápido restabelecimento da saúde, incluindo a reabilitação e a reintegração social, com o menor desperdício possível de recursos.

O conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos neste campo aumenta a sua capacidade de actuação e influencia positivamente na melhoria dos cuidados e serviços de saúde.

Previous Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados