Conselho da República dá nota positiva à Proposta de alteração da Divisão Político-Administrativa

O Conselho da República deu esta sexta-feira [22.12.2023] nota positiva à proposta de alteração da Divisão Politica Administrativa, que prevê a criação de duas novas províncias (Cassai-Zambeze e Cubango) e a elevação de 161 comunas e distritos urbanos a municípios.

À luz da proposta, Angola passará a ter 20 províncias (contra as actuais 18) e 325 municípios (contra os actuais 164).

Orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, a reunião colheu opiniões favoravelmente unânimes sobre a subdivisão das provinciais do Moxico e do Cuando Cubango.

Assim, o actual território do Moxico passa a ter as províncias do Moxico, com sede no Luena, e a de Cassai-Zambeze, com sede em Cazombo. A província do Cuando Cubango fica igualmente repartida em duas, com as designações de Cubango, com sede em Menongue, e Cuando, com sede em Mavinga.

O Conselho da República recomendou que seja aprovada uma estratégia de implementação da nova Divisao Politico-Administrativa, que deve assegurar a admissão e a formação dos recursos humanos, o investimento gradual em infraestruturas para as novas unidades territoriais, bem como a aprovação de uma estratégia de comunicação para elucidar os cidadãos sobre este processo que visa uma maior aproximação dos serviços às populações.

 

Previous Conselho de Ministros realizou última sessão do ano

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados