Vice-Presidente da República e Embaixadora de Moçambique em Angola avaliam cooperação entre os dois países

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, abordou esta quinta-feira [23.02.2023], durante um encontro de cortesia com a Embaixadora de Moçambique em Angola, Osvalda Joana, o reforço da cooperação bilateral entre os dois países, com particular incidência para o reforço da relação nas áreas da educação, comércio e ambiente.
Durante o encontro, Esperança da Costa e Osvalda Joana aproveitaram a ocasião para abordar não só o reforço das relações de irmandade e cooperação entre Moçambique e Angola, históricas e de muita amizade, mas também formas de fortalecer e desenvolver a economia dos dois países.
Osvalda Joana, embaixadora de Moçambique em Angola desde 2019, afirmou que o encontro serviu igualmente para passar em revista os protocolos todos entre Luanda e Maputo. Angola e Moçambique, sublinhou, pretendem que as relações bilaterais e de investimentos consigam crescer, sobretudo nos campos do comércio, da formação agrária e pescas, energia e petróleos.
“Como sabem, Moçambique já ofereceu várias bolsas a cidadãos angolanos nesta matéria e Angola também acolhe muitos moçambicanos para formação Superior e Média, mas não só. Também cooperamos no campo da segurança do Estado e militar. Então, gostávamos de fazer com que essa relação conseguisse ser mais profícua, e que houvesse incremento nesta matéria”, referiu Osvalda Joana.
A diplomata moçambicana acrescentou que durante a audiência foram igualmente abordadas questões de natureza ambiental, e formas de os recursos naturais dos dois países, com destaque para as florestas, poderem de facto servir Angola e Moçambique.

Previous Conselho de Ministros aprova Memorando de Entendimento em Matéria de Política Industrial 

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados