Dia Mundial das Zonas Húmidas

Assinala-se esta quinta-feira [02.02.2023] o Dia Mundial das Zonas Húmidas, efeméride cujas celebrações têm no centro o investimento no capital financeiro, humano e político com vista a conservação e protecção de todas as zonas húmidas do mundo.

Instituída com a criação da Convenção de Ramsar, de que Angola passou a ser parte em Outubro de 2021, a efeméride foi celebrada pela primeira vez em 1997, com o propósito de promover uma séria reflexão sobre estas zonas e encorajar todas as iniciativas da sua protecção.
O Dia Mundial das Zonas Húmidas evoca a conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas, permitindo a que os países despertem, cada vez mais, para importância de preservação das Zonas Húmidas.

No quadro do processo de adesão de Angola à Convenção de Ramsar, e fruto de um trabalho feito em colaboração com o Secretariado da Convenção de Ramsar, foram identificados 11 “sítios Ramsar de Angola”, nomeadamente, as Lagunas do Mangal do Lobito (Benguela) Saco dos Flamingos (Luanda) Lagoa do Arco (Namibe) Parque Nacional de Cameia (Moxico) Complexo das zonas húmidas da Lagoa do Carumbo (Lunda Norte) Lagoa do Calumbo (Luanda) Lagoa de Quilunda (Luanda) Praia do Santiago (Bengo) Lagoa do Mangal do Chiloango (Cabinda) Baixo Cuanza (Luanda – Bengo) e o Complexo das zonas húmidas do Kumbilo-Diríco (Cuando-Cubango).

A conservação dos vários ecossistemas naturais existentes em Angola passou a ser um tema bastante presente na agenda política das autoridades e dos media, que têm dado particular destaque aos ecossistemas de mangais, alvo de grande atenção devido aos altos níveis de destruição a que estiveram votados ao longo dos últimos anos.

Principal foco da acção desenvolvida pela associação OTCHIVA, a recuperação dos mangais ganhou repercussão após o engajamento das autoridades angolanas ao mais alto nível, com realce para o Presidente da República, João Lourenço, reforçando os apelos à conservação dos mangais e à sua importância para o equilíbrio ambiental.

Previous Comissão Económica aprecia Proposta de Aviso sobre Regime Cambial aplicável ao Sector Mineiro

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados