RETROSPECTIVA 2022 | Vice-Presidente da República com intensa agenda de trabalho nos primeiros meses do seu mandato

Esperança da Costa é a primeira mulher na História de Angola a exercer o cargo

A bióloga Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa entrou nos anais da história da política angolana ao se tornar a primeira mulher eleita ao cargo de Vice-Presidente da República, para o mandato 2022-2027, na sequência da vitória do MPLA nas eleições de 24 de Agosto, que resultou na reeleição do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.

A Agenda de Actividades da Vice-Presidente da República, iniciada após a sua investidura, em 15 de Setembro de 2022, teve até agora como ponto mais alto a sua participação, em representação do Chefe de Estado, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), realizada em Novembro, em Sharm El Sheikh, Egipto. À margem da COP27, Esperança da Costa manteve breves encontros de cortesias com personalidades internacionais, com destaque para os Presidentes da República do Quénia, William Rutu, Venezuela, Nicolas Maduro, e da Guiné Bissau, Umaru Sissoco Embaló. Esperança da Costa manteve igualmente encontros com o Presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, o Primeiro-Ministro Português, António Costa, e Donald Brown, responsável do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Destaque ainda para, entre outras actividades, audiências a várias personalidades nacionais e estrangeiras, a condução da 7ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Águas, e a participação da Marcha de Solidariedade para com as vítimas das Estradas.

A Vice-Presidente da República efectuou ainda uma visita às instalações do Instituto Angolano do Controlo do Câncer (IACC), durante a qual procedeu à reabertura do Bloco Operatório e de salas para sessões de quimioterapia e de internamento para adultos e crianças, e visitou as instalações da instituição, com o objectivo de constatar a realidade das infraestruturas e do seu funcionamento.

Esperança da Costa aproveitou a visita para dedicar especial atenção às crianças vítimas de câncer, e respectivos pais, interagir com o pessoal médico e deixar palavras de encorajamento, conforto, alento e esperança aos pacientes e aos técnicos da instituição.

Igualmente no âmbito da sua agenda de actividades, a Vice-Presidente rendeu homenagem à ex-ministra dos Petróleos, Albina Assis, a quem considerou uma das pioneiras na gestão de instituições relevantes do país.

No cômputo geral, de Setembro a Dezembro, a Vice-Presidente da República orientou uma (1) reunião do Conselho Nacional de Águas, Uma (1) uma actividade enquanto coordenadora do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito (Marcha em solidariedade às vitimas da sinistralidade rodoviária), várias audiências a personalidades nacionais e estrangeiras, 12 das quais mereceram divulgação na Página Oficial do Vice-Presidente da República, e 8 cobertura de imprensa.

No período em análise, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, participou igualmente em reuniões do Conselho da República, Conselho de Ministros, Comissão Económica do Conselho de Ministros, Conselho de Segurança Nacional, e outras orientadas pelo Presidente da República, João Lourenço.

Entre outras, a agenda da Vice-Presidente da República, Esperança de Sousa, desde a sua tomada de posse foi marcada pelas seguintes audiências:

  • Audiência à coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani. (13.10.2022)
  • Audiência ao docente universitário e autor do livro “Protecção Internacional dos Direitos Humanos – Do Tráfico de Seres Humanos aos Mecanismos de Protecção à Vítima em Angola” Flaviano Francisco. (13.10.2022)
  • Audiência o Reverendo Pastor Hélder Patrício Luís, Representante da Conferencia Anual do Oeste de Angola da Igreja Metodista Unida (13.10.2022).
  • Audiência ao Presidente da Conferência Anual Oeste de Angola da Igreja Metodista Unida, Bispo Gaspar João Domingos (10.2022).
  • Audiência à Presidente da Organização Panafricana das Mulheres, Eunice Lipinge (13.11.2022).
  • Audiência à embaixadora indiana acreditada em Angola, Pratibha Parkar, em que foram apontadas novas áreas para o alargamento da cooperação bilateral com enfoque das questões ambientais (17.11.2022).
  • Audiência ao Embaixador da Bélgica em Angola, Jozef Smets, que elogiou os esforços da diplomacia de paz de Angola (11.2022).

Entre outras, audiências à representante do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Gherda Barreto Cajina, aos inventores angolanos responsáveis pela conquista de 14 medalhas na 73ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA), aos Embaixadores da Côte d’Ivoire e da Namíbia em Angola, Santiero Jean-Marie Soment, e Patrick Nandago, marcaram igualmente a agenda de actividades da Vice-Presidente da República nos primeiros meses do seu mandato.

Previous Dia Mundial da Paz

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2022 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados