Vice-Presidente destaca construção de novo hospital voltado à prevenção e controlo do câncer

A Vice-Presidente da Republica, Esperança da Costa, destacou a construção de um novo edifício de cinco andares, já em fase de conclusão, no perímetro do Instituto Angolano de Controlo do Câncer(IACC).

Quando for concluído, o edifício vai abarcar todos os serviços, incluindo o laboratório para facilitar e aumentar a capacidade de diagnóstico da população.

Esperança da Costa falava no final de uma visita ao IACC realizada na manha deste sábado [24.12.2022], em que procedeu à reabertura do Bloco Operatório e de salas para sessões de quimioterapia e de internamento para adultos e crianças, e visitou as instalações da instituição para aferir o seu funcionamento.

O IACC, afirmou, recebe diariamente mais de 500 pacientes, número que não corresponde à demanda, razão pela qual o Presidente da República, João Lourenço, decidiu, por uma nova intervenção nas áreas cruciais, minimizar o actual quadro daquela a unidade sanitária.

Para os próximos anos, anunciou a Vice-Presidente da República, vão ser canalizados novos esforços financeiros para a construção de um novo Hospital Oncológico que será erguido nas imediações do Complexo Hospitalar de Doenças Cárdio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento.

Em relação ao elevado número de pessoas diagnosticadas com cancro da mama, do útero, da próstata, entre outros de natureza sanguínea e epidérmica, a Vice-Presidente da República disse que o Executivo vai continuar a ter acção e intervenção directa, especialmente na prevenção.

De Janeiro a Outubro, referiu, foram detectados no país, pelo menos, 1.172 novos casos diversos de cancro, número que preocupa bastante o Executivo.

Acompanharam a Vice-Presidente da República nesta deslocação ao IACC a ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, as ministras da Saúde, Sílvia Lutucuta, e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Sacramento Neto, entre outros responsáveis.

Previous Vice-Presidente conforta crianças vítimas de câncer

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados