Vice-Presidente lidera marcha em memória às vítimas das estradas

Milhares de pessoas, lideradas pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, marcharam, domingo [20.11.2022], em Luanda, em solidariedade às pessoas mortas como consequência dos acidentes de viação nas estradas do país.

A marcha juntou várias individualidades da sociedade e membros de organizações da sociedade civil, como a Associação dos Motoqueiros e Transportadores de Angola (Amotrang), Associação dos Taxistas de Angola, Nova Aliança dos Taxistas, Associação Jovens da ADPP, entre outras, partiu do viaduto da entrada da Centralidade do Kilamba até ao largo adjacente ao Pavilhão Multiusos.

Na caminhada, os participantes entoaram cânticos apelando para a necessidade de haver paz nas estradas, ao mesmo tempo que se apelava aos automobilistas e moto-taxistas para evitar o excesso de velocidade, usar o cinto de segurança, evitar falar ao telefone e não usar bebidas alcoólicas durante a condução, bem como fazer uso do capacete de protecção.

Já no espaço adjacente ao Pavilhão Multiusos do Kilamba, a Vice-Presidente da República visitou a Feira de Prevenção da Sinistralidade Rodoviária, onde estiveram expostos de 18 a 20, stands de meios e equipamentos da Polícia Nacional, empresas e outras organizações, bem como de prestadoras de serviços, como seguradoras. Do outro lado da feira, Esperança da Costa observou atentamente as seis viaturas e duas motorizadas sem hipótese alguma de recuperação de tão aparatosos que foram os acidentes.

Dados estatísticos nacionais indicam que nos últimos 10 anos o país registou 141.817 acidentes de viação, dos quais resultaram 33.817 mortes e 145.232 feridos.

De acordo com a OMS, os acidentes de viação provocam anualmente mais de 1,3 milhões de mortes evitáveis, e quase 50 milhões de feridos, tornando-se na principal causa de mortes de crianças e jovens no mundo.

Previous Vice-Presidente defende trabalho conjunto para “devolver a paz nas estradas”

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados