Angola reafirma compromisso com a gestão sustentável das florestas do Miombo

A Vice-Presidente da Republica, Esperança da Costa, reafirmou nesta terça-feira [08.11.2022] o compromisso de Angola em catalisar investimentos para a operacionalização dos sistemas de alerta precoce no âmbito da Gestão Sustentável e Integrada das Florestas de Miombo.

Esperança da Costa intervinha na Conferencia sobre a Catalisação de Investimentos para Operacionalização do Sistema Africano Multi–Risco de Aviso Prévio e Acção Antecipada e Acções de Seguimento da Declaração de Maputo sobre Gestão Sustentável e Integrada das Florestas do Miombo, evento paralelo à COP27, realizado em Sharm El Sheik, Egipto, pelo Governo Moçambicano.

Durante a intervenção, a Vice-Presidente sublinhou o trabalho de Angola em prol da materialização da Declaração de Maputo, em alinhamento com acções conjuntas, coordenadas e integradas para recuperação, gestão, monitoramento e conservação das florestas de Miombo e outras formações florestais em toda região da SADC.

Angola, lembrou Esperança da Costa, integra os países da iniciativa SASSCAL que fazem parte, desde 2017, da rede de Miombo da África Austral, destinada ao fornecimento de informações científicas e orientação política para um futuro melhor das florestas de Miombo nos seus países de distribuição, com o objectivo de melhorar os benefícios e os meios de subsistência humanos do ecossistema florestal de Miombo.

As florestas do Miombo são o maior bioma da África Austral e Central. Com uma área de 2,7 milhões de quilómetros quadrados que abrange vários países, entre os quais Angola, é um dos ecossistemas mais importantes do mundo.

Cada ano, no entanto, o Miombo perde milhões de hectares devido a agricultura itinerante e produção de energia. Com o impacto desse desmatamento, Governos africanos correm o risco de perder uma fonte de receitas de longo prazo, e a comunidade internacional vê a perda de flora e fauna valiosas, com implicações globais para as emissões de gases de efeito estufa.

Previous Vice-Presidente e Primeiro Ministro Português

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados