Alterações climáticas dominam encontro entre Esperança da Costa e Natasa Pirc Musar

Alterações climáticas, energias renováveis, hidrogénio verde, igualdade de género e reforço da cooperação entre a Eslovenia com os países africanos dominaram o encontro que a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, manteve esta segunda-feira [06.03.2023] em Doha, Qatar, com a Presidente daquele país europeu, Natasa Pirc Musar, no qual ficou a promessa de um futuro encontro, em data a acordar.

À saída do encontro com Esperança da Costa, à margem da 5a Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Avançados, a Presidente da Eslovénia disse ter sido “um prazer incomensurável” ter debatido com a Vice-Presidente angolana questões de âmbito ambiental, tendo na ocasião, elogiado a posição e a “voz activa” de Angola em relação às alterações climáticas, bem como a iniciativa do Executivo para as energias renováveis, enquanto “força motriz” para a transição energética.

Neste sentido, Natasa Pirc Musar lembrou ser responsabilidade da Eslovénia e demais Estados desenvolvidos fazer mais para ajudar os Países Menos Avançados (PMA). “Estamos a trabalhar em projectos de energia verde e renováveis, e a Vice-Presidente da República de Angola, Esperança da Costa, disse-me o quanto Angola está a ser afectada por esse fenómeno. A nível da União Europeia e da Eslovénia, também estamos a sofrer com as alterações climáticas, com incêndios florestais. Devemos ter em consideração que só existe um planeta. Então é nossa responsabilidade, e a nível de cada país, trabalharmos mais contra as mudanças climáticas, para termos um planeta mais saudável, porque é o único que existe”, afirmou.

A Presidente eslovena, que demonstrou interesse em juntar-se à voz de Angola em matéria ambiental e segurança alimentar, lembrou que, enquanto parte da antiga Jugoslávia, o seu país tinha uma cooperação muito forte com os países africanos no quadro da sua agenda e política externa, pelo que é sua pretensão prosseguir com essa agenda.

A Estadista eslovena destacou que a União Europeia criou um novo índex, sobre vulnerabilidade, no sentido de os PMA poderem obter financiamento destinado a colmatar alguns problemas, antes de agradecer a Vice-Presidente angolana por aceitar o seu convite para uma breve conversa.

“A Vice-Presidente Esperança da Costa foi eleita há sensivelmente seis meses, e eu há sensivelmente dois meses. Então, é um sinal muito positivo, que marca uma nova era de cooperação, e num futuro encontro vamos debater questões em torno da igualdade do género”, referiu Natasa Pirc Musar.

Advogada de renome e novata na política, de 54 anos, Natasa Pirc Musar foi eleita a primeira Presidente da Eslovénia em Novembro de 2022, com 56 por cento dos votos. Com 2 milhões de habitantes, a Eslovénia é membro da União Europeia desde 2004.

Previous Vice-Presidente destaca desafios dos 50 anos da categoria de Países Menos Avançados

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados