VPR e a jornada de três dias no Namibe

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, deixou, na tarde desta sexta-feira, a província do Namibe, depois de ter cumprido uma agenda intensa de três dias.

Na cidade de Moçâmedes, Esperança da Costa orientou a 3ª Sessão Ordinária da Comissão Multissectorial para Salvaguarda do Património Cultural Mundial, onde entre vários aspectos se procedeu à análise e aprovação do Projecto Síntese de Acta da 2ª Sessão Ordinária, bem como à apreciação do Balanço das deliberações e recomendações saídas da sessão realizada em Março de 2024.

O encontro analisou o Projecto de Regulamento do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Congo, documento que estabelece as normas de organização e funcionamento do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico, órgão colegial especializado de carácter permanente, encarregue da gestão, conservação, protecção e valorização daquele património. A Comissão recomendou, entre outros aspectos, estudos arqueológicos no antigo Aeroporto de Mbanza Kongo.

Esperança da Costa, na sua estada no Namibe, efectuou uma visita à Estação Zootécnica de Caraculo, no município da Bibala, onde se encontram, desde 2024, os mais de 100 camelos, uma oferta dos Emirados Árabes Unidos, para promoção do turismo naquela localidade. Ainda na mesma cidade, Esperança da Costa procedeu ao lançamento da primeira pedra para reabilitação do Cine Estúdio, num prazo de execução de oito (8) meses, bem como inteirou-se do percurso histórico e do estado de conservação do Forte de São Fernando ( actual base da Marinha de Guerra) erguida na era colonial.

A Vice-Presidente prestigiou, também, o lançamento da Maleta da Acção Climática, que tem como objectivo incutir nos estudantes, desde tenra idade, aspectos ligados à conservação e manutenção do meio ambiente, para uma sociedade mais equilibrada. Para tal, a aposta recai para a formação de professores do magistério primário que passarão a ser os embaixadores e propulsores do projecto.

Esperança da Costa deslocou-se, ainda, ao município do Virei, onde constatou a componente histórica e o estado actual de conservação das Pinturas e Gravuras Rupestres das Grutas de Tchitundu-Hulu, um sítio com elevado valor histórico-cultural e turísticos.

O Projecto “Okulinonga”, cujo valor central está no ensino e aprendizagem, foi apresentado à Vice-Presidente. O objectivo é “não deixar ninguém para atrás” com soluções que passam pelas “salas de aulas itinerantes” como forma de dar respostas de ensino e aprendizagem às crianças e adultos lá onde forem, por força da transumância. Na ocasião, testemunhou a oferta de bens alimentares e motorizadas para os professores envolvidos no “Projecto Okulinonga”, que serão, no essencial, aqueles que vão ao encontro das crianças lá onde estiverem.

No termo da agenda no Namibe, a Vice-Presidente da República visitou Hospital Materno-infantil de Moçâmedes, com realce para a ala do hospital que trata das questões relacionadas com o VIH-SIDA, particularmente, o segmento do corte vertical de transmissão do VIH de mãe para filho. O hospital viu reforçada a sua frota com a entrega de uma ambulância, cujas especificidades permitirão que crianças de zonas recônditas que precisem dos serviços de hemodiálise sejam assistidas com regularidade.

 No último dia de trabalho, Esperança da Costa orientou a reunião com os membros do Governo do Namibe, que analisou o “Ponto de Situação Economica e Social da Província do Namibe, por via da qual, foram igualmente apreciadas matérias relacionadas com as Comissões e os Conselhos sob sua coordenação, enquadradas no contexto local.

A província do Namibe conta com 694 mil e 116 habitantes. Actualmente a província possui nove municípios, contrariamente aos cinco anteriores, designadamente Moçâmedes, Tômbwa, Bibala, Camucuio, Virei, Sacomar, Lucira, Iona e Cacimbas.

Previous Luanda completa 449 anos de existência

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2025 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados