Notícias

Vice-Presidente visita Município de Icolo e Bengo

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, deslocou-se na manhã desta quinta-feira [30.06.2022] ao Município do Icolo e Bengo, Província de Luanda, para inteirar-se da situação sócio-económica daquela circunscrição territorial, no quadro do acompanhamento privilegiado às acções de governação local

Durante a estada naquele Município, o Vice-Presidente visitou o projecto “Comunidade Sustentável”, sito na Comuna do Cabiri, Bairro Camizungo 1, que está a ser desenvolvido pela “ONG Atos”, constituída por voluntários angolanos e brasileiros.

Com início em 2019, o “Projecto Comunidade Sustentável” construiu de lá para cá uma escola do primeiro ciclo, uma sala de empreendedorismo de corte-costura e projecto artesanal, um posto médico equipado, um refeitório com capacidade para confeccionar 600 refeições diárias, um centro de convenções para cultos e reuniões, horta sustentável designada de “Mandala” e um galinheiro.

Em relação ao lazer, a comunidade dispõe de um campo com relva sintética com o qual pretende fomentar a cultura desportiva junto dos petizes da comunidade e uma casa de apoio, bem como o projecto de urbanização do bairro.

Os promotores pretendem a construção de casas ecológicas, que além de contar com material fabricado por locais (tijolo ecológico), terá a participação da própria comunidade na execução dos projectos. Neste momento, num universo de 250 casas da tipologia T2 e T3, estão construídas cinco unidades/modelos.

Acompanharam a visita do Vice-Presidente da República ao Icolo e Bengo, os secretários de Estado do MASFAMU, Elsa Barber, das Águas, Lucrécio Costa, da Agricultura, André Moda, o Vice-Governador de Luanda, Lino Quienda, a Administradora Municipal do Icolo Bengo, Humberta Alberto Paixão, e altos responsáveis dos OAVPR.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados