Notícias

Vice-Presidente visita Escola de Governança Pública sul-africana

Depois do encontro de cortesia com o seu homólogo sul-africano, a meio da manhã desta terça-feira [22.02.2022], na residência Oliver Tambo, em Pretória, o Vice-Presidente Bornito de Sousa visitou a Escola Nacional de Governação da África do Sul, na mesma cidade.

Em visita privada no país vizinho desde o passado domingo, Bornito de Sousa quis inteirar-se da organização e funcionamento daquela instituição de formação para servidores públicos sul-africanos, e que é uma referência no continente.

Acompanhado da Chefe da Missão Diplomática Angolana na África do Sul, a Embaixadora Filomena Delgado, o Vice-Presidente foi recebido pela vice-Ministra sul-africana da Administração e Serviços Públicos, Chong Pilane-Majene.

O Vice-Presidente interagiu com a direcção e corpo docente, referindo-se a boa impressão com que ficou desta curta visita, assim como a existência da congénere angolana, a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), como um potencial parceiro por comugarem a mesma missão e objectivos.

Na ocasião, o Vice-Presidente da República enfatizou que conhecimento e pessoas são os trunfos para o desenvolvimento das sociedades, considerando que se pretende gerar mudanças nos países, em particular, e no continente, em geral, deve-se investir no capital humano.

“Viemos aqui para conhecer e aprender com essa grande instituição. Beber da vossa experiência e ver quais os programas existentes e como os podemos integrar na nossa realidade”, disse Bornito de Sousa.

A Escola Nacional de Governação tem como missão capacitar os servidores públicos para darem respostas às necessidades dos cidadãos e às prioridades do governo por via de uma forte intervenção na educação, treinamento e desenvolvimento.

 

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados