Notícias

Vice-Presidente recebe em audiência cientista angolano Mateus Webba da Silva

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, recebeu em audiência esta sexta-feira [15.11], o cientista angolano Mateus Webba da Silva, que liderou um grupo de pesquisadores que conseguiu demonstrar como a sequência de ADN controla a formação da variedade de estruturas de G-quadruplexes (molécula com quatro características principais).

Licenciado em Química pela Universidade Agostinho Neto, Mateus Webba da Silva foi Monitor e depois Professor Assistente na Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, antes de se doutorar em Química pela University of Exeter, no Reino Unido.Trabalhou como investigador científico no Royal Institute of Technology (KTH), em Estocolmo, Suécia, na University of California (Davis), nos EUA, no Memorial Sloan-Ketering Cancer Center, em Nova Iorque (EUA), e na Duke University, também nos EUA. Hoje, é Professor Associado da Ulster University, no Reino Unido, onde é reconhecido pelo seu trabalho em Química.

À frente de um grupo de pesquisa, Mateus Webba da Silva conseguiu mostrar que nem todo o DNA está na forma de dupla hélice descrita nos livros didácticos desde a década de 1950. O ADN de hélice quádrupla, também conhecido como ADN G-quadruplex, foi identificado no genoma humano há algumas décadas e, extensivamente, estudado desde então.

Cada célula do corpo humano contém uma cópia do código de ADN composto de A, C, G e T, fornecendo o mo-

delo para a organização e função de células no corpo. Essas letras combinam-se em pares, para formar a conhecida forma de dupla hélice. No entanto, alguns pequenos segmentos de ADN podem existir como formas alternativas, o que pode afectar a maneira como as instruções do código do ADN são “lidas”.

A capacidade de controlar a formação de G-quadruplex abre o caminho para aplicações terapêuticas e de biotecnologia para esta molécula. “Usando informação derivada de estudos de biofísica, o laboratório de Webba da Silva foi capaz de calcular a estrutura atómica, bem como os parâmetros mais importantes para programar a formação dessas arquitecturas”, destaca a Revista “Science Advances”.

Mateus Webba da Silva recebeu a Medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social pelo Governo angolano ano passado, por ocasião dos 43 anos da Independência Nacional,

 

Com informações do Jornal de Angola

Copyright ©️ 2020 MwangoBrain | Todos os direitos reservados