Notícias

Vice-Presidente prestigia ante-estreia do documentário “Kwando”

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, foi uma das personalidades presentes esta terça-feira [10.05.2022], no auditório do Arquivo Nacional, em Luanda, na ante-estreia do documentário “Kwando”.

Outras presenças notáveis na exibição do documentário que tem o selo da National Geographic e que retrata com profundidade a biodiversidade do rio Kwando, foram a do ministro da Agricultura e Pescas, António de Assis, da Secretária de Estado do Ambiente, Paula Francisco Coelho, dos representantes da National Geographic Okavango Wilderness Project, Mike Becker e Kerlen Costa e do PCA da Agência Nacional de Gestão da Região do Okavango, Rui Lisboa.

O Kwando nunca tinha sido documentado até então, e o filme revela imagens inéditas sobre alguns animais, que actualmente estão em extinção noutras regiões de África e do mundo.

Para documentar a vida selvagem no e ao longo do Rio Kwando, palco das filmagens, a equipa contou com centenas de câmaras montadas no perímetro, quatro anos de pesquisa levados a cabo pelos cientistas da NatGeo, o que permitiu encontrar, extensos depósitos de estufas/reservatórios de milhares e milhares de litros de água, 39 potenciais espécies novas, entre outras descobertas.

No termo da sessão, o Vice-Presidente da República testemunhou a assinatura de acordos entre a National Geographic e a Companhia Área Nacional – TAAG e a Televisão Pública de Angola (TPA), para a exibição do documentário.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados