Notícias

Vice-Presidente: “preparação do capital humano deve ser uma grande prioridade”

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, defendeu este Sábado [07.08.2021], em Luanda, que o investimento na preparação do capital humano deve ser uma grande prioridade para o país. 

Em declarações à Imprensa, no termo do acto de reabertura da Escola da Missão Metodista, 50 anos após o seu encerramento pelas autoridades coloniais, Bornito de Sousa considerou a educação a base do desenvolvimento de qualquer país.

“Há países que mesmo sem recursos minerais, são um sucesso a nível mundial pelo investimento no ensino”, considerou o Vice-Presidente da República, que saudou a iniciativa da Igreja Metodista Unida em retomar o projecto da escola da missão e pelo seu papel na formação de quadros angolanos ao longo dos anos.

Manifestou satisfação pelo facto da direcção da Igreja assumir a meta de fazer do estabelecimento um centro de excelência para a formação de crianças e adolescentes. 

O corte de fita coube ao Bispo Gaspar Domingos e ao Vice-Presidente da República, que por sinal, frequentou aquele estabelecimento escolar. Após o corte de fita, Bornito de Sousa visitou o interior da escola com 17 salas de aulas para 560 alunos da iniciação e segundo ciclo. 

Figuras políticas, religiosas, académicas e da sociedade civil testemunharam a reabertura da Escola Missão Metodista. Construída em 1887 e aberta pelo Bispo William Taylor, a Escola chegou a ter como primeiro director angolano, o professor Nobrega Pereira Dias, em 1960, sendo que 11 anos depois, isto é, em 1971, foi encerrada pelo governo colonial. 

Proeminentes entidades da política nacional, da igreja e sociedade civil passaram pela Escola da Missão Metodista, como é o caso do primeiro Presidente e Fundador da Nação, Dr. António Agostinho Neto, do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, da nacionalista Deolinda Rodrigues, o Profeta Simão Gonçalves Toco, entre outras.

Fonte: Jornal de Angola

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados