Notícias

Vice-Presidente enaltece legado dos heróis da resistência contra a ocupação colonial

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, enalteceu esta terça-feira [23.11.2021], em Luanda, o papel dos heróis nacionais na luta de libertação de Angola, cujo exemplo deve ser seguido pela juventude.

Bornito de Sousa, que discursava na abertura do colóquio nacional sobre o “Legado Histórico dos Heróis na Luta Contra a Ocupação Colonial, como Referência para o Patriotismo e Nacionalismo Angolano”, disse ser essencial que a juventude tenha as melhores referências possíveis para lhes servir de guia nos esforços diários na materialização dos seus sonhos e anseios.

Bornito de Sousa apelou à reflexão sobre o papel histórico de soberanos e ilustres figuras como Ngola Kilwanji Kia Samba, Njinga Mbande, Kimpa Vita, Mandume Ya Ndemufayo e Ekwikwi II, durante a luta contra o colonialismo. O Vice-Presidente da República sublinhou que os heróis angolanos, cada um à sua época, souberam compreender os desafios do seu tempo, liderar, lutar e resistir à ocupação colonial, criando as bases para que outras gerações viessem a tornar possível a Independência de Angola.

Bornito de Sousa sugeriu que outros soberanos e chefes tribais, como Lueji a Nkonde, Tchibinda Ilunga, Ndunduma, Mutu Ya Kevela, Katyavala Buila, Ekongo/Vye, Mbenguela, Wambu Kalunga, Nimi A Lukeni, Mwatxiânvua, e Muatxissenge, e Reinos como os do KONGO, Ndongo, Matamba, Kasanje, Benguela, Planalto (Mbalundu, WAMBU, Tchiaka, Ekovongo/Vyie, Sambo e Tchingolo), dentre outros, recebam, a seu tempo, a devida atenção e estudo.

O Vice-Presidente da República disse esperar que o colóquio acrescente conhecimento “sobre como e porquê nos tornamos independentes e um só povo e uma só nação, de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste”, e contribua para a promoção e salvaguarda de valores morais, culturais e patrióticos da juventude, em particular, e da sociedade angolana, em geral, bem como o interesse pela história de Angola e de África.

FONTE: ANGOP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados