Notícias

Vice-Presidente destaca legado político, de humanista e estadista de Agostinho Neto

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, afirmou esta quinta-feira [17.09.2020] que Agostinho Neto deixou a sua marca enquanto estadista, político, diplomata, homem de cultura, médico e humanista.

Ao intervir no Acto Central do «17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional», no Memorial Dr. Agostinho Neto, Bornito de Sousa sublinhou que o primeiro Presidente da República de Angola dedicou o melhor empenho na gestão de um país recém-independente, envolto em conflitos internos e agressão externa, e carente de todo o tipo de quadros e de experiência governativa.

O Vice-Presidente considerou que algumas frases ditas por Agostinho Neto são de dimensão nacional, africana e universal.

Citou como exemplo as frases “de Cabinda ao Cunene, um só povo, uma só Nação”, “o mais importante é resolver o problema do povo”, “Angola é e sempre será, por vontade própria, a trincheira firme da revolução em África”, “África parece um corpo inerte onde cada um vem debicar o seu pedaço”,  “Ah, quem comparou a África a uma interrogação cujo ponto é Madagáscar”, do poema “Sim, em qualquer poema”, e “No Zimbabwe, na Namíbia e na África do Sul está a continuação da nossa luta.”

O Vice-Presidente referiu que, no dia consagrado ao Herói Nacional e Fundador da Nação angolana, Dr. António Agostinho Neto, “é justo que homenageemos os heróis anónimos, Angolanas e Angolanos de Cabinda ao Cunene e do Mar ao leste, os que estão na diáspora e contribuem para uma Angola melhor, bem como os cidadãos estrangeiros que escolheram Angola para viver e trabalhar”.

Bornito de Sousa lembrou que, em 2022, assinala-se o centenário do nascimento do Presidente Agostinho Neto.

Apesar de coincidir com o ano das próximas eleições gerais, disse tratar-se de um evento que está na agenda da Fundação Agostinho Neto e deve merecer a devida atenção institucional, académica e da sociedade em geral.

Copyright ©️ 2021 MwangoBrain | Todos os direitos reservados