Notícias

Vice-Presidente defende aproveitamento sustentável dos recursos da Bacia do Kwanza

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, defendeu este sábado [27.11.2021], o aproveitamento sustentável do potencial hídrico da região de Cambambe, em particular a Bacia do Kwanza, de modos a gerar impactos positivos no desenvolvimento económico e social do município, da Província do Cuanza-Norte.

Ao intervir na sessão de abertura da 5° Sessão ordinária do Conselho Nacional de Águas, realizado pela primeira vez fora da Província de Luanda, Bornito de Sousa falou do potencial hídrico da região de Cambambe, uma realidade diametralmente oposta àquela que encontrou “há sensivelmente 3 anos, no Curoca, Província do Cunene, quando também no âmbito das atribuições gerais como auxiliar do Presidente da República, visitou aquela região fortemente afectada pela seca.

“Levamos ao Titular do Poder Executivo as preocupações recolhidas no terreno que, sensível à situação dramática que viviam (e ainda vivem) as populações locais por falta de água, (S. Excelência Presidente da República) ordenou a implementação de um conjunto de projectos estruturantes que vão certamente ajudar a transformar a realidade local”, sublinhou.

O coordenador do Conselho Nacional de Águas disse esperar que, em breve, “haja água, ali onde a seca severa chega a destruir culturas inteiras, matar o gado e até pessoas, infelizmente.”

A 5° sessão ordinária de do Conselho Nacional de Águas contou com a presença do Ministro da Energia e Águas, do Governador Provincial do Cuanza Norte, de representantes dos sectores da Energia Administração do Território, Cultura, Turismo e Ambiente, Justiça, Finanças e Saúde, e altos responsáveis do Governo da Província do Cuanza Norte.

O Conselho Nacional de Águas é um órgão permanente consultivo do Titular do Poder Executivo, de coordenação e articulação entre os Departamentos Ministeriais ligados directa e indirectamente ao planeamento, gestão e utilização dos recursos hídricos, no contexto das bacias hidrográficas, nacionais e compartilhadas pelo Estado angolano.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados