Notícias

Vice-Presidente da República visita Magistério Mutu Ya Kevela

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, efectuou na manhã desta quarta-feira [29.06.2020] uma visita de trabalho ao Magistério Mutu Ya Kevela, instituição vocacionada à formação de professores para o ensino primário e secundário do primeiro ciclo, em várias especialidades.

Durante a visita, Bornito de Sousa foi informado sobre as actividades do Magistério Mutu Ya Kevela durante o triênio 2018-2021, a implementação do Acordo Ortográfico de 1990 por Angola, os resultados práticos da experiência das escolas internacionais que operam no país e sobre o ponto de situação dos exames nacionais piloto.

O Vice-Presidente da República, que se fez acompanhar da Ministra da Educação, Luísa Grilo, e respectivos Secretários de Estado, da Governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, e altos funcionários dos OAVPR, aproveitou a ocasião para visitar diferentes áreas da instituição, designadamente os laboratórios Multimédia, de Química, Física e Biologia e o Centro de Recursos. A área de Vacinação, papelaria, Sala de Professores e a Sala 16, onde decorria um exame, foram igualmente visitadas por Bornito de Sousa, que, por onde passou, interagiu com estudantes, professores e funcionários.

Criado há mais de 100 anos [22.02. 1919], o Liceu Salvador Correia, actualmente Magistério Mutu-ya-Kevela, é um dos mais antigos estabelecimentos de ensino secundário da história de Angola. Logo após a proclamação da Independência Nacional, passou a designar-se Mutu-ya-Kevela, em homenagem ao soberano com o mesmo nome, que se notabilizou na resistência à ocupação e colonização portuguesa em Angola, no Reino do Bailundo.

Pelo Liceu Salvador Correia passaram várias figuras da sociedade angolana, com destaque para os dois primeiros Presidente de Angola, António Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos. Bornito de Sousa, igualmente quadro da instituição, sugeriu há três anos, ao intervir na cerimónia alusiva ao centenário da criação do antigo liceu, a edição de um livro que ilustre e actualize a história e a arquitectura do Liceu Nacional Salvador Correia.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados