Notícias

Vice-Presidente da República visita centenária igreja de São Tiago Maior da Missão Católica de Lândana

Património Cultural de Angola, a centenária Igreja de São Tiago Maior, da Missão Católica de Lândana, recebeu este sábado [03.04.2021], a visita do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.

Bornito de Sousa, que se encontra em Cabinda no âmbito de uma visita de trabalho de 48 horas, preside, em representação do Presidente da República, João Lourenço, o Acto Central das comemorações do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional.

Durante a visita, o Vice-Presidente da República percorreu as instalações da Missão Católica, tendo sido informado sobre o projecto de reabilitação de duas estruturas de apoio ao edifício secular do Lândana e, visitou também, as ruínas da Igreja São Tiago Maior, classificada como património cultural, que aguarda por intervenção no âmbito do programa de recuperação de infraestruturas da província de Cabinda.

Fundada em 1873, a Missão Católica em Lândana marcou o início da evangelização do antigo Congo Português, hoje Cabinda. A Igreja de São Tiago Maior foi construída no período colonial, e completaria 118 anos no dia 25 de Julho do corrente ano, se a natureza a tivesse poupado.

Há três anos, na sequência de fortes chuvas, desabou a torre da centenária igreja de São Tiago Maior, o primeiro templo construído por missionários espiritanos em África, em 1903.

O Vice-Presidente da República é o coordenador da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, a qual compete, entre outros, promover a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do património cultural nacional de valor universal excepcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright ©️ 2020 MwangoBrain | Todos os direitos reservados