Notícias

Vice-Presidente: “compliance ainda longe do desejável”
O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, reconheceu esta sexta-feira [22.10.2021] que o compliance está ainda longe do desejável, no país, embora muitos esforços têm sido feitos a nível de instituições públicas e privadas.
Falando no I Fórum Anual de Fomento ao Compliance, na qualidade de convidado especial, Bornito de Sousa sublinhou o “longo caminho a percorrer no que ao compliance diz respeito, principalmente porque mais que elaboração de leis e regulamentos, existe a necessidade de mudar a mentalidade da população em relação às questões éticas e sobre o “fazer o que é certo”.
Tudo isso, frisou, requer resiliência, consciencialização, paciência e instituições mais comprometidas com a implantação da compliance, sendo para tal necessária a existência de um sistema de educação e ensino que inicie com a educação financeira e que incuta no cidadão os valores de ética, honestidade, transparência, boa governação e deontologia profissional.
O I Forum Anual de Fomento ao Compliance decorreu no auditório do Banco Económico e contou com a presença da ministra das Finanças, Vera Daves e gestores de instituições públicas e privadas.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados