Notícias

Reportagem sobre preservação de mangais em Angola vence prémio da União Europeia

A reportagem sobre o Projecto da Associação Otchiva de preservação dos mangais em Angola, de autoria do jornalista angolano Israel Campos, é a vencedora do prémio “Europe Union GCCA+Youth Awards for the Best Climate Storytelling for Southern Africa/Indian Ocean”, da União Europeia.

A vitória do jovem angolano Israel Campos foi revelada dias depois de, ao discursar em Glasgow na Cimeira Mundial do Clima COP 26, o Chefe do Estado angolano, João Lourenço, destacar o esforço empreendido por Angola para repovoar os mangais em toda a costa angolana.

Angola viu confirmada em Outubro a sua adesão como 172ª parte integrante da Convenção de Ramsar, como resultado de um conjunto de acções concretas realizadas pelo Executivo angolano com vista à protecção do ambiente, em particular, dos ecossistemas de mangais.

No quadro desse esforço institucional do Executivo angolano, o Vice-Presidente da República participou na conferência internacional sobre “O Reforço dos Compromissos Políticos na Conservação e Melhoria dos Mangais em África”, promovida em alusão às celebrações do “3 de Março”, Dia Africano do Ambiente e Dia Wangari Maathai.

Antes, Bornito de Sousa participou no “Workshop Internacional sobre Zonas Húmidas”, realizado em Fevereiro do corrente ano, tendo lançado, na ocasião, um desafio à sociedade angolana de plantar até Dezembro do corrente ano um milhão de Mangues.

Os EU GCCA + Youth Awards ajudam jornalistas, escritores e fotógrafos a contar histórias poderosas sobre o clima em todo o mundo. Iniciativa emblemática da União Europeia criada em 2008 com o propósito de ajudar os países mais vulneráveis do mundo a enfrentar as mudanças climáticas, financiou desde então mais de 80 projectos ambientais de âmbito nacional, regional e mundial na África, Ásia, Caraíbas e Pacífico.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados