Notícias

Presidente pede desculpas públicas e perdão às vítimas do 27 de Maio

O Chefe de Estado, João Manuel Gonçalves Lourenço, pediu esta quarta-feira [26.05.2021], desculpas públicas e perdão à Nação, pelos acontecimentos do 27 de Maio de 1977, que culminaram com a execução sumária de um número indeterminado de angolanos,

” Viemos, junto das vítimas dos conflitos e dos angolanos no geral, pedir humildemente, em nome do Estado angolano, as nossas desculpas públicas e o perdão, pelo grande mal que foram as execuções sumárias naquela altura e naquelas circunstâncias”, lembrou o Chefe de Estado no seu discurso à Nação em vésperas dos 44 anos desde os trágicos acontecimentos do 27 de Maio.

Em mensagem dirigida à Nação sobre as vítimas dos conflitos políticos, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 04 de Abril de 2002, o Presidente da República referiu que o pedido de desculpas e de perdão não se resume a simples palavras.

“Ele reflecte o nosso sincero arrependimento e vontade de pôr fim a angústia que ao longo destes anos as famílias carregam consigo, por falta de informação sobre o destino dado aos seus ente queridos”, exprimiu João Lourenço, que lembrou o 4 de Abril de 2002, como a altura em que o país deu início a um processo de reconciliação nacional, amplamente aplaudido e encorajado.

Para o Chefe de Estado, o mesmo deve ser contínuo e com o compromisso de renová-lo constantemente “para que se fortaleça e se consolide”.

João Lourenço disse ser neste quadro que se criou, por Despacho Presidencial, de 16 de Maio de 2019, a Comissão para a Reconciliação às Memórias das Vítimas dos Conflitos Políticos, desde a Independência Nacional.

Na ocasião, o Presidente da República anunciou para esta quinta-feira [27.05.2021] o início simbólico ao processo de entrega das primeiras certidões de óbito aos familiares das vítimas do conflito do 27 de Maio.

João Lourenço anunciou também que nos próximos dias, vai se dar início ao processo de localização dos restos mortais (ossadas) de Alves Bernardo Baptista (Nito Alves), Jacob João Caetano (Monstro Imortal), Ernesto Eduardo Gomes da Silva (Bakalof), Sita María Dias Valles (Sita Valles), entre outros.

Fonte: Angop

 

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados