O Presidente da Republica, João Lourenço, falou do impacto negativo da pandemia do novo coronavirus nos planos e metas de reestruturação da economia nacional.
A par disso, sublinhou que foram criados, igualmente, centros hospitalares com capacidade para atender eventual surto da pandemia e outras estruturas afins. “Devo reconhecer que para além dos esforços feitos por nós próprios, beneficiamos da solidariedade de outros países e de organizações internacionais, de empresas e de organizações não governamentais, bem como cidadãos individuais que ajudaram a mitigar o impacto da pandemia em Angola”, notou o Presidente da República.
Durante a sua intervenção, assinalou que a conjugação de esforços, colaboração e cooperação entre as nações e o interecâmbio entre as instituições cientificas especializadas, tem permitido fazer face a Covid-19, até então, totalmente desconhecida.
O debate geral da 75ª sessão da Assembleia Geral da ONU, diferente dos anteriores, este ano, em virtude da pandemia da Covid-19, dispensou a presença física de delegações dos países membros. Os 193 Estados estão representados pelos respectivos embaixadores acreditados na sede da ONU, em Nova Iorque.