Notícias

Presidente destaca iniciativa de alívio do peso da dívida pelo G20 aos países em vias de desenvolvimento

O Presidente da República destacou esta terça-feira [22.09.2020] a iniciativa do G20 em aliviar a dívida dos países em vias de desenvolvimento.

Ao discursar  no debate geral da 75ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, por vídeo conferência, João Lourenço considerou o gesto um sinal de “grande sensibilidade” sobre a necessidade de uma acção colectiva.

Apesar disso, mais do que aliviar o peso da dívida, o estadista angolano defende ser fundamental encarar o investimento directo nas economias dos países em vias de desenvolvimento como uma grande equação para o seu desenvolvimento económico.

Na sua visão, este objectivo pode ser alcançado se os países desenvolvidos se mobilizarem na criação de Fundos de Apoio ao Investimento em África, que deverá ser utilizado por investidores interessados em realizarem negócios no continente africano, onde poderão produzir bens e serviços para o consumo local e de exportação.

O debate geral da 75ª sessão da Assembleia Geral da ONU, diverso dos anteriores, este ano, em virtude da pandemia da Covid-19, dispensou a presença física de delegações dos países membros. Os 193 Estados estão representados pelos respectivos embaixadores acreditados na sede da ONU, em Nova Iorque,  que são chamados pelo Presidente da Assembleia Geral a fazer a apresentação do seu Chefe de Estado, antes do lançamento do vídeo gravado.

Copyright ©️ 2021 MwangoBrain | Todos os direitos reservados