Notícias

Presidente da República participa em sessão especial do Conselho de Segurança sobre a situação na RCA

O Presidente da República, João Lourenço, participa esta quarta-feira [23.06.2021], em Nova Iorque, na sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas dedicada à situação de segurança na República Centro-Africana (RCA).

O Presidente João Lourenço será o principal interveniente, na qualidade de Presidente da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos, órgão regional que tem encetado múltiplas diligências destinadas a promover a paz e a estabilidade na República Centro Africana.

Angola promoveu em Janeiro e Abril do corrente ano, em Luanda duas minicimeiras que abordaram a paz e segurança na RCA, além de participar em fóruns ministeriais realizados noutras capitais africanas, com igual propósito.

O país assumiu a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos em Novembro de 2020. Às cimeiras de Luanda de Janeiro e Abril do ano em curso, seguiram-se três outras reuniões de ministros dos Negócios Estrangeiros de Angola, Ruanda e da RCA, realizadas em Maio e Junho, em Bangui (RCA), visando harmonizar ideias e posições para a implementação de um roteiro que conduza à paz.

Na RCA, as autoridades enfrentam inúmeros desafios, como a presença de forças negativas de várias tendências, ideologias e matrizes, e o drama de não poder adquirir armas, devido a um embargo decretado pelo Conselho de Segurança da ONU.

Fonte: Angop

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados