Notícias

Missão de Estado à República do Gana supera as expectativas

Depois de cumprir uma agenda de 48 horas na capital do Gana, Acra, onde, em representação do Presidente da República, João Lourenço, testemunhou a investidura do Presidente Nana Akufo-Addo, o Vice-Presidente da República fez esta sexta-feira [08.01.2022] o balanço da sua agenda de trabalho no país de Kwame Nkrumah.

Em declarações à imprensa, Bornito de Sousa considerou terem sido superadas as expectativas, na medida em que, além de integralmente cumpridas as questões essenciais da missão de Estado à República do Gana, foram feitos vários contactos informais com distintas personalidades, entre chefes de Estado e de Governo, bem como de organizações internacionais, no quadro do reforço da cooperação bilateral e multilateral.

Em Acra, o Vice-Presidente da República foi recebido em audiência pelo Presidente Nana Akufo-Addo, na qual fez a entrega de uma mensagem do Chefe do Estado angolano, João Lourenço. Bornito de Sousa encetou contactos com várias entidades estrangeiras igualmente convidadas para a cerimónia de investidura de Akufo-Addo.

Com o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, Bornito de Sousa trocou impressões sobre a conjuntura Africana e o importante papel de Angola na gestão de vários dossiers da agenda política e económica continental.

O Vice-Presidente angolano e o presidente da Comissão da União Africana falaram sobre os preparativos de uma conferência internacional sobre a protecção dos Mangais em África, aprazada para Março do corrente ano, em Adis Abeba, em que Moussa Faki pretende que Angola transmita para os demais países a sua experiência nessa matéria.

Inicialmente marcada para Dezembro de 2020, com o formato online, a conferência internacional sobre a Protecção dos Mangais em África enquadra-se no programa “Building Back Better para o período pós-Covid-19” da União Africana.

A iniciativa acabou por ser adiada para Março, devido ao período de eleições nos vários órgãos que compõem a organização Continental.

Bornito de Sousa também manteve encontro com Wamkele Mene, Secretário Geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana, com quem abordou aspectos relacionados com a estratégia daquele organismo da União Africana, sediado precisamente em Acra.

O diplomata sul-africano a quem foi confiada a missão de criar as bases para a materialização do futuro mercado comum africano aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio de Angola na sua eleição ao cargo, e reiterou o desejo de trabalhar com as autoridades angolanas e as de cada um dos Estados membros no sentido de construir capacidades internas que possam depois resultar num maior alinhamento das políticas tributárias e comerciais de modo a aumentar a produção e gerar empregos bem remunerados de qualidade.

Antes de regressar a Luanda, o Vice-Presidente da República efectuou uma visita à Embaixada de Angola no Gana, à qual se seguiu um jantar oferecido pelo embaixador Augusto da Silva Cunha.

Copyright ©️ 2020 MwangoBrain | Todos os direitos reservados