Discursos

Goverrno

Luanda, 27 de Setembro de 2022

Excelentíssima Ministra da Educação, Luísa Maria Alves Grilo;

Excelentíssima Ministra do Ensino Superior, Ciência
Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo;

Excelentíssima Ministra do Ambiente, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho;

Ilustres Directores, Assessores, Consultores Minhas Senhoras e Meus Senhores

Quero expressar a minha gratidão por terem aceitado o convite para juntos, no âmbito das nossas competências e atribuições, seguirmos nesta jornada que hoje inicia com este acto solene de tomada de posse que presido com orgulho e honra.

Quero começar por tecer breves considerações, em torno de quatro pilares, que penso serem o esteio que nos deve a todos nortear ao longo do nosso mandato, como órgão Auxiliar Singular do Titular do Poder Executivo.

Refiro-me ao comprometimento, respeito pela instituição, união e gestão parcimoniosa dos recursos colocados à nossa disposição.

No exercício das funções de que são investidos, peço-vos que firmem um verdadeiro compromisso com os valores da boa administração e a missão dos Órgãos de Apoio à Vice-Presidente da República (OAVPR), cujo mote deve ser a busca permanente pelos melhores resultados num trabalho em que deve imperar a sensibilidade, a relação de proximidade com os cidadãos e com os problemas do povo.

Neste sentido, a nossa contribuição assenta no quadro da prossecução do interesse público e no bem-estar dos angolanos de todas as gerações.

A lógica da nossa acção, aqui nos OAVPR, deve pautar-se pelo respeito à Constituição, a lei e normas vigentes, bem como pelo respeito institucional, significando, com efeito, o cumprimento das tarefas a vós incumbidas.

Mais do que isso, é necessário cultivar o respeito recíproco nas relações interpessoais e profissionais nos OAVPR, pois disso dependerá a qualidade e a excelência que cada um de nós projecta face aos desafios que se avizinham.

Paralelamente, a eficiência, o rigor e o elevado sentido de missão devem constituir uma referência obrigatória no nosso trabalho tendo como base a ética, o respeito e o cumprimento das obrigações dentro dos prazos.

Ilustres directores, assessores e consultores Minhas senhoras e meus senhores,
A união é outro dos esteios que evoco aqui, pois precisamos de caminhar no mesmo sentido, enfrentar os desafios de forma articulada para que no final possamos celebrar as vitórias como uma só equipa. A procura pelos bons resultados e pela excelência exige união, propósito comum e engajamento de todos. A unidade não deve ser vista como mero elemento acessório. Para os desafios que temos pela frente, devemos tê-la como elemento chave.

A gestão parcimoniosa dos recursos é outro pilar sobre o qual faço breves considerações, para que seja uma marca dos OAVPR, dado que é dever do servidor público fazer uso correcto dos recursos financeiros, agir com equilíbrio e ponderação na utilização dos recursos postos à disposição. Temos desafios comuns e um longo caminho a percorrer, por isso, temos de aplicar as boas práticas e persistir nelas.

De nossa parte, há-de competir também o dever de criar as condições materiais, logísticas e de outra natureza tangível para que possam desenvolver em condições aceitáveis o vosso trabalho.

Assim, conto com a vossa dedicação, zelo e vigoroso empenho de modo a que possamos fazer com que saiam fortalecidas as capacidades de suporte à liderança de Sua Excelência Presidente João Lourenço, fortemente engajado com o aprofundamento da democracia e do Estado de direito, no combate à corrupção e ao nepotismo, na diversificação da economia, na melhoria do ambiente de negócios, promovendo o desenvolvimento económico-social e a prosperidade de uma Angola melhor para todos.

Termino, augurando sucessos profissionais nas funções ora investidos.

Bem-haja!
Muito obrigada!

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados