Notícias


Clique para assistir o vídeo!

Vice-Presidente da República aborda questões sobre jovem mulher

Governo 26-07-2025
VPR mantém encontro com associações femininas no quadro do 31 de Julho

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu em audiências separadas, na sexta-feira [25.07.2025], no quadro do 31 de Julho, Dia da Mulher Africana, dirigentes de associações e organizações femininas que buscam apoio do Executivo para desenvolver projectos ligados à luta contra a violência infantil, a crianças com albinismo, ao empreendedorismo feminino e formação profissional em diversas áreas.

No primeiro encontro, com a Assessora da Secretária da Regional da Organização Panafricana das Mulheres, Amália Alexandre, Esperança da Costa foi informada sobre o projecto "Zero à Violência Sexual a Menores", iniciado em Luanda, em 2024, que apresenta resultados preocupantes pelo nível elevado de violência sexual contra menores e prostituição infantil. Há, em face disso, necessidade de reforçar a sensibilização junto das escolas, Igreja e Família, e os mecanismos de denúncia.

No segundo encontro, com membros da Associação Tribo Global Kwenda, a Vice-Presidente foi informada sobre o Projecto "Nossas Madrinhas", destinado a apoiar crianças com albinismo dos O aos 12 anos, e respectivas famílias.

Finalmente, ainda no âmbito do 31 de Julho, e da Agenda Nacional para a Promoção do Desenvolvimento Económico Inclusivo e Sustentável, Esperança da Costa recebeu a liderança da Federação de Mulheres Empreendedoras de Angola (FMEA), instituição sem fins lucrativos que se propõe partilhar a sua visão estratégica para o reforço do tecido empresarial feminino. Os desafios e soluções para a criação de emprego, a formalização da economia e a capacitação das mulheres empreendedoras dominaram o encontro com o FMEA.

Fonte: OAVPR
Governo 24-07-2025
VPR pede créditos mais acessíveis para os jovens atingirem a independência financeira

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, defendeu, esta quinta-feira [24.07.2025], na Zona Económica Especial, Província do Icolo e Bengo, a concessão de crédito mais acessível para que os jovens possam atingir a independência financeira e olhar para o futuro com esperança.

Esperança da Costa, que falava à imprensa no final de uma visita a 40ª edição da Feira
Internacional de Luanda (FILDA 2025), destacou o envolvimento e empenho da juventude para empreender, incluindo mulheres, o que leva o Governo a continuar a investir na formação e capacitação dos jovens e no apoio ao crédito, para que possam desenvolver as suas empresas, assim como contribuir mais directamente para o desenvolvimento económico.

A Vice-Presidente revelou que durante a visita foi informada que o Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA) apresentou vários produtos virados ao financiamento para os jovens. "Para nós isso é desejável. Queremos que esse crédito tenha mecanismo de acesso mais facilitados para que os jovens possam criar as suas empresas e se estabelecer, crescer e dar emprego a outros, no sentido de contribuir mais para a produtividade da economia",sublinhou.

Mais produção nacional
A Vice-Presidente da República destacou durante a visita à FILDA 2025 o desenvolvimento da cadeia de valores de produtos agrícolas de Angola, que permitirá, mais do que a segurança, o alcance da soberania alimentar do país. Para Esperança da Costa, foi possível constatar muitos produtos nacionais, o que dá conforto ao país na sua ambição de uma maior diversificação da economia.

"Antes, os expositores nacionais e internacionais vinham mais para trazer produtos já feitos, mas hoje já instalam aqui as suas industrias", ressaltou, tendo sublinhado a participação do empresariado nacional e internacional, o desenvolvimento de tecnologias e inovação, assim como as oportunidades para que tanto o empresário nacional como o estrangeiro possam cooperar e estabelecer parcerias para o desenvolvimento da economia e torná-la mais competitiva.

O grande investimento feito nesta edição da FILDA, em particular em energias limpas e renováveis, o que vai ao encontro dos compromissos nacionais tendentes ao ambiente, foram igualmente destacado pela Vice-Presidente da República, para quem a FILDA/2025 é mais atractiva que a do ano passado, pelo facto de ter mais produção. para além de maiores oportunidades para o desenvolvimento de parcerias e emprego para a juventude.

Esta edição, que decorre até domingo, conta com 2194 participações de diversos sectores e 18 países, superando os 1707 expositores da FILDA/2024.

Fonte: OAVPR

Fonte: OAVPR
Governo 21-07-2025
Executivo vai construir 55 novas escolas no âmbito do PAT II, afirma VPR

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, disse esta segunda-feira [21.07.2025], em Luanda, que o Executivo prevê, nos próximos anos, no âmbito do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II), a construção no país de cerca de 55 novas escolas.

Em declarações à imprensa , no final de uma visita de constatação do estado das obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento de algumas escolas da capital, destacou, sem entrar em pormenores, que a educação é o pilar e o motor fundamental para o desenvolvimento do país.

Angola quer um desenvolvimento cada vez mais inclusivo, sustentável e com prosperidade para todos os angolanos, afirmou a Vice-Presidente, ao mesmo tempo que reafirmou o compromisso do Executivo de reforçar a capacidade institucional das escolas, de forma a ter cada vez mais um ensino de melhor qualidade.

A Vice-Presidente da República salientou que a responsabilidade deve ser também das famílias, da população e da sociedade em geral. Por outro lado, anunciou para o próximo ano lectivo (2025/2026) a entrada em funcionamento de duas escolas do primeiro e segundo ciclo, igualmente no âmbito do PAT II.

Esperança da Costa revelou que a escola do Município do Rangel, denominada 1530, está terminada e as aulas arrancarão este ano, assim como na escola 1536, ex-147,no Município do Sambizanga , depois de receberem obras de requalificação e ampliação, de reforço dos laboratórios e na melhoria da prática desportiva.

A Vice-Presidente da República apelou à participação de todos na gestão das instalações, com destaque para as áreas sanitárias, para manter a escola com a qualidade desejada, e pediu à sociedade para intervir cada vez mais nas questões da educação, do comportamento, do civismo, da ética e da moral de toda a população.

Fonte: Angop

Fonte: ANGOP

vicepresidente.gov.ao Vice-Presidente da República de Angola

Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa



Comissões Especializadas


Efemérides


Dia Mundial das Hepatites
Assinala-se esta segunda-feira [28.07.2025], o Dia Mundial das Hepatites proclamado na Resolução 63/18... ...Ler mais
Dia Mundial para Conservação do Ecossistema de Mangal
Assinala-se esta sábado [26.07.2025], o Dia Mundial para Conservação do Ecossistema de Mangal a celebração é... ...Ler mais
Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Assinala-se esta sábado [26.07.2025], o Dia Mundial dos Avó e dos Idosos, data instituída pelo Papa Paulo VI,... ...Ler mais
Dia Mundial da Prevenção do Afogamento
Assinala-se esta quinta-feira [25.07.2024], o Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, proclamado na Resolução... ...Ler mais

Canais de Atendimento


Parceiros