Notícias


Clique para assistir o vídeo!

Vice-Presidente da República aborda questões sobre jovem mulher

Governo 01-10-2025
CAMPANHA “OUTUBRO ROSA”

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, juntou-se, na manhã desta quarta-feira [01.10] à campanha “Outubro Rosa”, como forma de amplificar a mensagem de quão necessário é trabalhar continuamente na prevenção, sensibilização e informação sobre o cancro da mama. Neste sentido, foi feita a aposição do laço cor de rosa à lapela da Vice-Presidente da República pela Dra. Maria Benvinda Rómulo Francisco Vieira Dias, sinalizando a adesão dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República à iniciativa global.

Às funcionárias, dirigimos a mensagem que se segue:

“Mensagem de Sua Excelência, Vice-Presidente da República, Esperança da Costa por ocasião do “Outubro Rosa”

Às funcionárias dos OAVPR,

O Cancro da Mama representa um problema de saúde pública mundial, sendo a doença que mais afecta a mulher, e a segunda causa de morte, depois das doenças cardiovasculares.

Neste mês de reflexão e de solidariedade para com as vítimas de cancro, o meu apelo, dirigido a todas as mulheres angolanas, no geral, e dos OAVPR, em especial, é que procedam regularmente ao diagnóstico precoce.

Para tal, precisamos, neste mês de Outubro, que é dedicado à consciencialização e prevenção do cancro da mama, contribuir para o fortalecimento e amplificação da mensagem sobre o autocuidado, livrando-se de bloqueios culturais e estereótipos instalados.

O “Outubro Rosa” projecta, a cada uma de nós, um claro lembrete de que a prevenção é o caminho para a cura e o diagnóstico precoce, a janela para salvar vidas, propondo-nos, como é habitual, uma reflexão sobre a necessidade de incentivar os exames de rotina, para que seja possível detectar o cancro da mama, na sua fase inicial.

Este ano não podia ser diferente, e é com bastante honra que me junto à iniciativa, apelando que se unam em torno desta causa. E lembrem-se: “A vida é única e bela! A prevenção é o caminho para a cura”.

Luanda, 30 de Setembro de 2025. -

VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
ESPERANÇA MARIA EDUARDO FRANCISCO DA COSTA”

Fonte: OAVPR
Governo 27-09-2025
Angola integra oficialmente Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO

Angola alcançou hoje (sábado, 27 de setembro de 2025) um marco histórico na área da conservação e do desenvolvimento sustentável, com a entrada oficial no Mapa Mundial das Reservas da Biosfera da UNESCO, através da designação da “Reserva da Biosfera Quiçama”.

Esta integração representa o reconhecimento internacional do compromisso do país na protecção da biodiversidade, na promoção do conhecimento científico e no fortalecimento das comunidades locais, em linha com os objectivos do Programa “Homem e a Biosfera” (MaB) da UNESCO.

A cerimónia de anúncio decorreu durante a 37ª Sessão do Conselho Coordenador Internacional do Programa Homem e Biosfera (UNESCO-MaB), que teve lugar em Hangzhou-China e contou com a presença da delegação angolana, chefiada pelo Secretário de Estado do Ambiente, lury Valter de Sousa Santos, e integrada pela Delegada Permanente de Angola junto da UNESCO, Embaixadora Maria Cândida Pereira Teixeira, o Consultor da Vice-Presidente da República de Angola, Gabriel Luís Miguel, o Secretário Permanente da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO Alexandre Costa, entre outros especialistas que integram a Comissão Técnica, responsável pela criação da 1ª Reserva da Biosfera em Angola.

A conquista alcançada no ano em que Angola celebra os 50 anos da sua Independência, reforça o compromisso do Executivo com a gestão sustentável dos seus recursos naturais e com a valorização do conhecimento tradicional das comunidades que vivem em harmonia com o ambiente.

Rede Internacional com mais de 700 Reservas

Com a nova designação, Angola passa a integrar a Rede Internacional de Reservas da Biosfera composta por mais de 700, em 150 países. As reservas sã o espaços dedicados à promoção de soluções inovadoras que conciliam conservação ambiental, desenvolvimento socioeconómico e investigação científica.

A “Reserva da Biosfera Quiçama” abrange uma área de 33.160km², limitada entre a foz do Rio Longa até ao Ponto Final da Ilha de Luanda, englobando ecossistemas de elevada importância ecológica e biológica, como Complexo Mussulo Cuanza e Cabo Ledo e do Longa e outras zonas de elevada sensibilidade ecológica como mangais, lagoas, áreas de nidificação de aves e tartarugas marinhas (como as ilhas Cazanga e da Reserva Natural e Integral Ilhéu dos Pássaros) e abriga ainda espécies emblemáticas da fauna e flora angolana, incluindo Manatim africano (Trichechus senegalensis) e o Elefante da savana (Loxodonta africana).

Saliente-se o envolvimento e empenho do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço*, nas questões relacionadas com o ambiente e nos temas ligados às alterações climáticas.

Programa “Homem e a Biosfera” (MaB).

Criado pela UNESCO em 1971, o Programa MaB promove uma abordagem científica e participativa para melhorar a relação entre as populações e o ambiente.

As Reservas da Biosfera funcionam como “laboratórios vivos”, incentivando práticas de gestão sustentável e a cooperação internacional em prol da conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável.

Fonte: OAVPR

vicepresidente.gov.ao Vice-Presidente da República de Angola

Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa



Comissões Especializadas


Efemérides


Dia Internacional do Acesso Universal à Informação
Assinala-se este domingo [28.09.2025], o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação – IDUAI,... ...Ler mais
Dia Mundial do Turismo
Assinala-se este sábado [27.09.2025], o Dia Mundial do Turismo celebrado pela Organização Mundial do Turismo... ...Ler mais
Dia Mundial do Mar
Assinala-se esta sexta-feira [26.09.2025], o Dia Mundial do Mar, é um evento anual com o objectivo de chamar... ...Ler mais
Dia Mundial das Línguas Gestuais
Assinala-se esta terça-feira [23.09.2025], o Dia Mundial das Línguas Gestuais proclamado através da Resolução... ...Ler mais

Canais de Atendimento


Parceiros