Notícias

II Reunião da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial

REPÚBLICA DE ANGOLA

ÓRGÃOS DE APOIO AO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa

COMUNICADO DE IMPRENSA

Sob a presidência de Sua Excelência Bornito de Sousa Baltazar Diogo, o Vice-Presidente da República, realizou-se, hoje, 13 de Dezembro de 2018, em Luanda, a II Reunião da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial.

A Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial procedeu ao Balanço das Deliberações da II Reunião da Comissão Multissectorial, tendo saudado os progressos registados, nomeadamente em relação às obras de reabilitação, restauro e vias de classificação.

A Comissão Multissectorial apreciou o Plano de Acção 2018-2022, documento que define os objectivos, formas de organização e de programação das suas actividades, assim como os resultados esperados. No referido plano estão previstos um conjunto de tarefas que engajam instituições nacionais e internacionais, como o Comité Internacional dos Monumentos e Sítios, Comité do Património Cultural e o Fundo Africano do Património Mundial.

Ainda no quadro do Plano de Acção 2018-2022, a Comissão debruçou-se sobre os trabalhos decorrentes do processo de inscrição e de classificação do Cuito Cuanavale, Tchitundo Hulo e Corredor do Kwanza, estimando os anos de 2022, 2023 e 2024 como prazos indicativos para que os referidos projectos sejam submetidos à UNESCO.

A Comissão Multissectorial apreciou a primeira versão do Projecto de Regulamento Interno do Grupo Técnico da Comissão Multissectorial, documento que estabelece o regime jurídico, atribuições, direitos e obrigações, estrutura, natureza, composição e competências, bem como a gestão administrativa e financeira do Grupo Técnico.

A Estratégia de Marketing e Comunicação sobre o Património Mundial, documento que identifica um conjunto de acções a realizar para a promoção, no Plano interno e externo, da política do Executivo para a preservação, valorização, conservação e divulgação do Património Cultural foi igualmente apreciada pela Comissão Multissectorial.

Finalmente, a Comissão Multissectorial foi informada sobre a sua previsão orçamental e sobre a inclusão nos Manuais Escolares de conteúdos referentes aos monumentos e sítios que simbolizam a história cultural e a tradição oral. A Comissão Multissectorial foi igualmente informada sobre a implementação das recomendações da UNESCO para Mbanza Kongo, sobre a Conferência sobre o Reino do Congo e sobre a realização do Festikongo.

 

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DOS ÓRGÃOS DE APOIO AO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA,  Luanda, 13 de Dezembro de 2018.

 

 

 

O DIRECTOR,

KUMUÊNHO DA ROSA J. CAMBUANDY

Copyright ©️ 2021 MwangoBrain | Todos os direitos reservados