Notícias

Grupo de crianças faz visita guiada nos OAVPR e tem encontro com o Vice-Presidente da República
Um grupo de dez crianças dos 10 aos 16 anos de idade, vindas de lares de infância e de organizações de defesa dos direitos das crianças, tiveram na manhã desta sexta-feira [17.12.2021], um encontro de cortesia com o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.

Lukeni Enoque, Cliton Nascimento, Adilson António, Ermelindo Kileu, Belmárcia Patrícia, Joana Pereira, Tulueque Carlos, Milton Nhanga, Josuélia António, e Catarina Capita fizeram uma visita guiada pelas instalações dos OAVPR, que incluiu as salas de Formação, de Imprensa, de Audiências, Galeria dos Vice-Presidentes da República, Salão de Eventos Protocolares, culminando na Sala de Reuniões Principal, onde teve lugar o encontro.

Parlamento infantil, Bulling e o preconceito nas escolas, violência sexual, a covid-19 e a vacinação da população infantil, as políticas para identificação e captação de talentos, as condições nas escolas, foram apenas alguns dos temas colocados ao Vice-Presidente da República, que manifestou profundo agrado pela desenvoltura dos petizes.

A visita, marcada por momentos bonitos de alegria e descontração, em que a dada altura, para alegria dos intervenientes, não haver regras protocolares pareceu ser a regra, os meninos e meninas não queriam deixar os OAVPR sem a certeza de que podiam voltar em outras oportunidades, para, como disse a estudante Belmárcia Patrícia, de apenas 10 anos, “poder repetir uma experiência marcante, que é falar com o Vice-Presidente da República, mas, principalmente, porque é um exercício que deve continuar”.

“Foi muito bom, porque é preciso cada vez mais dar voz e vez às crianças”, disse Josuélia António, 16 anos, repórter infantil do programa Rádio Pió, da Rádio Nacional de Angola. Entretanto, a pequena Joana Pereira Agostinho, 13 anos, estudante da 9ª classe e membro da Associação Kandengue Cientista, fez um convite para que o Vice-Presidente visite a associação.

A estrela do dia foi o pequeno Hermelindo Kileu, 11 anos, que fez questão de partilhar, além da contagiante alegria, a tristeza por sofrer bulling por parte dos colegas na escola, pelo seu albinismo, mas também o sonho de ser cantor – foi vencedor do concurso Mini-Estrelas em Palco. “Pedi ao senhor Vice-Presidente uma viola, um piano e um computador para pesquisar tudo a toda hora, mas também uma casa para viver com os meus pais e irmãos”.

Acompanharam as crianças na visita aos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República, a Secretária de Estado do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher Elsa Bárber, e por responsáveis do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e do Instituto Nacional da Criança (INAC).

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados