Notícias

Sociedade chora a morte de Luther Rescova

Faleceu esta sexta-feira [09.10.2020], em Luanda, vítima de doença, o Governador da Província do Uíge, Sérgio Luther Rescova Joaquim.

No cargo a poucos meses (desde Maio), o governador da província do Uíge havia sido evacuado para Luanda, onde foi internado nas urgências de uma das unidades de referência no tratamento da Covid-19.

O infortúnio deixa abalada a sociedade angolana e motivou reacções de vários sectores. Políticos, académicos, artistas lamentaram a “partida prematura” de Sérgio Luther Rescova Joaquim.

O Presidente da República, João Lourenço, manifestou-se profundamente consternado com o falecimento do Governador da Província do Uíge. Numa nota publicada na página da Presidência da República no Facebook, João Manuel Gonçalves Lourenço escreveu: “Foi com a mais profunda consternação que acabo de tomar conhecimento do falecimento, no princípio desta noite, de Sérgio Luther Rescova, Governador da Província do Uíge, por doença”.

Antigo professor e, mais tarde colega na docência, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, também manifestou consternação pela morte do Governador da Província do Uíge. Numa Mensagem de Condolências, Bornito de Sousa destaca o percurso estudantil, de associativismo juvenil e académico do malogrado, de quem foi professor e mais tarde colega na Universidade Católica de Angola.

“Ciente de que nestas horas quaisquer palavras ou acções serão sempre incapazes de consolar os que ficam, resta-me expressar em meu nome pessoal, no da minha família e dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República, os mais sentidos pêsames. Que a sua alma descanse em paz!”, lê-se na mensagem do Vice-Presidente da República.

Os Ministérios da Cultura, Turismo e Ambiente, da Administração do Território e o Governo da Província do Bengo também manifestaram, através de nota, pesar pela morte de Sérgio Luther Rescova.

Os partidos MPLA e UNITA, o Conselho Nacional da Juventude, a Comissão Administrativa de Luanda, a JMPLA, organização juvenil do MPLA, entre outras associações, enviaram igualmente Mensagens de Condolências à família do malogrado.

Sérgio Luther Rescova Joaquim nasceu no dia 16 de Maio de 1980, no município da Damba, província do Uíge.

Mestre em Ciências Jurídico-Políticas e licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola, foi Deputado da Assembleia Nacional, desde Setembro de 2017, inserido na Comissão de Assuntos Constitucionais e Jurídicos.

Exerceu também o cargo de secretário Nacional da JMPLA, organização juvenil do MPLA. Entre 02 de Janeiro de 2019 e 26 de Maio de 2020 exerceu o cargo de governador da Província de Luanda. Exercia o cargo de Governador da Província do Uíge desde 26 de Maio de 2020.

Copyright ©️ 2021 MwangoBrain | Todos os direitos reservados