Notícias

Dia Mundial Sem Tabaco

Assinala-se esta segunda-feira [31.05.2021] o “Dia Mundial Sem Tabaco”. A efeméride foi criada em 1987 pelos Estados Membros da Organização Mundial de Saúde para aumentar a consciencialização sobre os efeitos nocivos do uso do tabaco e do fumo passivo, e desencorajar o cigarro por representar um factor de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos mortais.

O tabaco é responsável pela maior parte de todos os cancros de pulmão e por mais de dois terços das mortes por essa doença no mundo. A cada “baforada”, o fumador inala 4.700 substâncias tóxicas, com destaque para a nicotina, monóxido de carbono e alcatrão.

A ser assim, a efeméride propõe-se abrir uma oportunidade para desencorajar o vício e despertar o mundo sobre o perigo do tabaco, que mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, incluindo 890 mil não fumadores expostos ao fumo, de acordo com estudos científicos publicados este ano.

Os fumantes, demonstram os mesmos estudos, têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por COVID-19 do que não-fumantes, numa altura em que no mundo cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30% tem acesso às ferramentas necessárias para o fazer.

A par da sensibilização, existe o prémio do Dia Mundial Sem Tabaco como parte dos esforços globais de controlo do tabaco. Estudos confirmam os benefícios imediatos para quem deixe de fumar. Por essa razão, o Executivo angolano pretende reduzir o consumo de tabaco em todo o país para 30 % até 2025.

Alcançar tal desiderato passa pela criação de programas que abordem as consequências do consumo, maior promoção da legislação, desincentivo à comercialização, proibição do cultivo e agravamento da tributação destas substâncias, e uma maior divulgação da Lei 43/09, que, entre outros aspectos, proíbe fumar ao ar livre a 100 metros de lugares públicos e privados, especialmente em locais de prestação de serviços a menores.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados