Notícias

Dia Mundial dos Ecossistemas de Mangais

Assinala-se esta segunda-feira [26.07.2021], o Dia Mundial para a Conservação dos Ecossistemas de Mangais, instituído pela Conferência Geral da Unesco, em 2015, visando o reforço da consciência pública sobre a importância dos ecossistemas Húmidos e capacitar técnicos para as áreas ligadas ao ambiente.

Este ano, as actividades alusivas à celebração da “Semana Africana do Dia Mundial para a Conservação dos Ecossistemas de Mangais” decorrem em Luanda, de 26 a 31 do mês em curso, sob o lema “Usar o Crédito de Carbono como Ferramenta para Promover a Gestão Sustentável dos Mangais”.

O mercado de carbono começou a ser tema de abordagem para os Estados desde 1997 por iniciativa de centena de países, e na sequência da assinatura do Protocolo de Kyoto, visando a redução de gases de efeito estufa por via do financiamento das actividades de conservação dos ecossistemas ambientais que mais retêm dióxido de carbono, dentre os quais se destacam os mangais.

É a primeira vez que a data é celebrada em África. Entre as actividades programadas, o destaque recai para o primeiro curso sobre Crédito de Carbono a ser ministrado por especialistas de países africanos com experiência comprovada nesta matéria.

As questões ambientais estão dentre as prioridades de topo do Executivo.

Em Março do corrente ano, o Vice-Presidente da República lançou um repto à sociedade angolana, já abraçado por várias ONG´s ambientais e organismos públicos e privados, para a plantação de um milhão de mangues em toda costa angolana até ao final do ano. Bornito de Sousa estendeu o desafio aos demais países africanos para alcançarem ou superarem essa meta na Conferência Internacional para o reforço dos compromissos políticos para conservação e melhoramento dos mangais no Continente Berço.

Copyright ©️ 2021 MwangoBrain | Todos os direitos reservados