Notícias

Dia Mundial dos Correios

Assinala-se este sábado [09.10.2021], o Dia Mundial dos Correios. A efeméride foi instituída aquando da criação da União Postal Universal (UPU) em Berna (Suíça), com objectivo de elevar a compreensão estratégica dos novos fenómenos da globalização e das novas tecnologias para a sobrevivência dos serviços postais.

A UPU, organização da qual Angola é membro desde 3 de Março de 1977, é o organismo especializado das Nações Unidas encarregue de promover e desenvolver a comunicação postal entre os 192 países-membros. Surgiu em 1874.

O Dia Mundial dos Correios constitui uma oportunidade da UPU assegurar, junto dos países membros, a melhoria dos serviços postais, dar assistência técnica, fomentar a cooperação internacional, integrar mundialmente os serviços postais e facilitar a comunicação dos países sem interferir na sua política interna, numa altura em que os correios passam por processos de metamorfoses tecnológicas visando a adaptação inteligente às iniciativas de transformação digital, que mais do que troca de informações, são um canal válido no transporte de mercadorias.

Além disso, representa uma oportunidade para a construção de uma nova cadeia de valor comercial em torno dos Correios e Telégrafos em todo o mundo. Por isso, a União Postal Universal identificou, no seu projecto de Estratégia Postal Mundial para 2017-2020, a necessidade de reforma do sector postal como o elemento determinante para o futuro. O sector continua a jogar um papel fundamental na agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo a UPU, os correios no mundo inteiro chegaram a atingir os 5,4 milhões de funcionários, as 663 mil lojas e os 640 mil postos de correios. Entretanto, os números caíram drasticamente com o emergir das novas tecnologias, com realce para o e-mail, empresas de remessa de valores e mercadoria.

Em Angola existiam, até 1975, 364 Estações Telegrafo – Postais. A partir de 1976, os serviços postais ficaram reduzidos a 108 Estações. Actualmente, a rede postal nacional está a volta das 60 estações para uma população estimada em 30 milhões de habitantes. A UPU define uma estação de correios para 3 mil habitantes. Diante disso, urge acelerar o processo de modernização dos Correios de Angola, recuperar a rede postal, elaborar um Código Postal Nacional (CPN) e um Código de Endereço Postal (CEP).

 

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados