Notícias

Dia Mundial do Professor

Assinala-se esta terça-feira [05.10.2021] o Dia Mundial do Professor. A efeméride foi instituída pela UNESCO, em 1994, com o objectivo de chamar atenção para o papel fundamental do educador na instrução de crianças e jovens para os desafios actuais, com realce para os da 4ª Revolução Industrial.

O 5 de Outubro lança um desafio sobre a necessidade de colocar o professor como figura central da educação, um direito humano fundamental, uma ponte para inclusão, mobilidade social e factor de transformação.

A data promove também uma séria reflexão sobre a importância da sociedade actual investir na formação adequada do professor para evitar que mutile a educação, numa altura em que crianças e jovens, ao redor do mundo, têm sido privadas desse  direito em virtude de uma gritante falta de professores qualificados e experientes, nos países de baixo rendimento.

Dados da UNESCO referem que apesar de um aumento global do acesso à educação, mais de 263 milhões de crianças e jovens no mundo não frequentam a escola, e pelo menos 617 milhões de crianças e adolescentes – cerca de 60% à escala mundial – não têm domínio de leitura nem de cálculo. Até 2030, o mundo precisará mais 3,4 milhões de professores, de acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO.

Em Angola, o Executivo continua a buscar soluções para elevar a qualidade da formação dos professores. Para o efeito, o país conta com o Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente, que prevê para até 2027, a formação superior pedagógica de todos os professores.

Ao discursar no Acto de Proclamação da Academia Angolana de Ciências, o Vice-Presidente da República considerou “urgente formar o Professor 4.0 e a Escola 4.0, onde iremos formar as crianças de hoje que vão construir a Angola de 2050 e da 4ª Revolução Industrial, a partir da realidade actual do país”.

 

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados