Notícias

Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo 

Assinala-se esta quarta-feira [20.10.2021], o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. A data foi instituída em 1960, aquando da criação da Federação Internacional de Controladores do Tráfego Aéreo, visando congregar profissionais responsáveis pela gestão, organização e monitorização do tráfego de aeronaves no espaço aéreo e trabalhar na prevenção de acidentes.  

O Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo é comemorado todos os anos, a 20 de Outubro, desde que foi realizado, o primeiro encontro mundial dos controladores de voo, na Grécia, em 1960. Desde então, este dia tem sido de reconhecimento ao serviço prestado pelo controlador de tráfego aéreo, que geralmente permanece nas chamadas torres de controlo, onde assume a função de emitir autorizações de decolagem e aterragem aos pilotos de modo ordenado e seguro, e dar suporte, em caso de problema no voo, bem como evitar acidentes por colisões entre aviões ou entre aeronaves e outros obstáculos. 

Além da segurança dos passageiros e tripulantes, a actuação do controlador deve significar economia de tempo e de recursos para as companhias aéreas, seja na aviação civil como na militar.  

Em Angola, a história da aviação civil começou em 1918, com o sobrevoo de dois aviões em parte do espaço aéreo nacional. Até Outubro de 2019, a actividade era exercida por 111 controladores de tráfego aéreo, em todo o país. Destes, 90 por cento encontram-se em Luanda, onde o fluxo de aviões e passageiros é maior em detrimento das demais províncias. 

O presidente da Associação Angolana dos Controladores de Tráfego Aéreo (AACTA), Nuno Kakumba Francisco pretende ver ultrapassadas as dificuldades que os profissionais enfrentam, actualmente. 

No início de Setembro deste ano, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, efectuou uma visita à Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA. EP), durante a qual defendeu uma “atenção especial” à classe dos controladores aéreos, profissionais, que “apesar de não aparecerem na primeira linha, têm uma importância capital no asseguramento do movimento aeronáutico a nível do país e a nível do mundo”.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados