O Dia Mundial da Televisão é celebrado anualmente a 21 de Novembro. A data foi instituída pelas Nações Unidas em Dezembro de 1996, após o 1º Fórum Mundial de Televisão, a 21 de Novembro de 1996, que discutiu a crescente importância da TV no mundo. Mais do que uma tecnologia que transmite sons e imagens em movimento, a televisão tem, no seu conteúdo, uma referência sobre a realidade social, económica e cultural de uma sociedade. Por isso, a Organização das Nações Unidas instituiu uma data especial para celebrar a criação deste veículo de comunicação de massa que revolucionou o mundo.
A televisão é a principal fonte de informação, entretenimento e cultura, impactando positivamente no jornalismo de qualidade que leva informação essencial à formação de opinião do cidadão e assume, não raro, o papel de fiscalizador das acções dos poderes públicos. Como principal instrumento de difusão de informações, a televisão aberta cumpre papel de responsabilidade social na divulgação de políticas públicas e acções do Governo, campanhas sociais e educativas. A transição do sinal analógico para o digital é um marco para a televisão aberta desde o advento da televisão a cores, em 1972.
A história da televisão em Angola é marcada por várias etapas, desde as primeiras emissões experimentais até à chegada da televisão digital. Em 1962, foi feita a primeira transmissão de televisão que aconteceu nas instalações da Rádio Clube do Huambo, embora não houvesse autorização do governo colonial. Em 1973, o governo de Marcello Caetano iniciava as emissões experimentais da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) em Angola, e em 1975, era feita a primeira transmissão regular de TV em Angola a 18 de Outubro, com a emissora renomeada para Televisão Popular de Angola (TPA).
A TPA é nacionalizada, em 1976, e passa a chamar-se Televisão Popular de Angola, sendo que primeira transmissão a cores aconteceu em Angola, em 1983. Em 2008, entra em cena a TV Zimbo, a primeira emissora comercial autorizada a funcionar no país, sendo que, três anos depois, o Governo angolano inicia a transição para a TV digital, adoptando o padrão SBTVD/ISDB-T.