Notícias

Dia Mundial da Saúde 

Em 1948 a Organização Mundial da Saúde instituiu o 7 de Abril como o Dia Mundial da Saúde. A data começou a ser efectivamente assinalada como efeméride internacional, dois anos mais tarde.

A decisão da OMS surge como resposta à necessidade de se dar atenção às preocupações dos Estados-membros sobre a necessidade da manutenção dos sistemas de saúde, bem como alertar sobre os principais problemas que afligem a população mundial, em termos de saúde.

O grande objectivo da OMS é consciencializar as sociedades ao redor do mundo sobre a importância da preservação da saúde, entendida como estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Desde 1950, que o 7 de Abril é dedicado à discussão à volta de um tema específico da saúde, que hoje, mais do que nunca, representa uma prioridade na agenda internacional da OMS, que ao longo dos seus mais de 70 anos de existência, procura ser cada vez mais inclusiva, apelando aos Estados membros a proporcionarem saúde para todas as populações.

É habitual a OMS eleger temas relacionados com a saúde, principalmente aqueles que, em determinado período, estejam a afectar milhares de pessoas, como é a depressão, a Covid-19 ou mesmo a obesidade, enfermidades que não só põe em causa a qualidade de vida de milhares de pessoas, mas também podem matar.

Desde a sua criação é a segunda vez que a OMS lida com uma pandemia. A pandemia da Covid-19 foi declarada pela OMS a 11 de Março de 2020 depois de a doença já ter infectado mais de 124 mil pessoas e provocado cerca de 4.500 mortos. A última vez que a OMS tinha declarado uma pandemia foi em 2009, por causa da gripe A, causada pelo vírus H1N1, e que também ficou conhecida por gripe suína.

Em Angola, o sistema nacional de saúde que é constituído pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) tutelado pelo Ministério da Saúde (MINSA), e demais entidades públicas, passou a merecer atenção redobrada do Executivo, que nos últimos anos tem se desdobrado na construção de hospitais de referência em algumas províncias do país como forma de melhorar a resposta às necessidades de saúde e bem-estar dos cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright ©️ 2020 MwangoBrain | Todos os direitos reservados