Notícias

Dia Mundial da Ciência pela Paz e o Desenvolvimento

Assinala-se esta quarta-feira [10.11.2021] o Dia Mundial da Ciência pela Paz e o Desenvolvimento. A efeméride, criada há 20 anos na 31ª Conferência Geral da UNESCO, através da Resolução 20, visa reconhecer o papel da ciência no desenvolvimento e pacificação das sociedades, bem como promover a cooperação nacional e internacional neste domínio.

Para este ano, em que as alterações climáticas permanecem como uma séria ameaça à vida Humana e ao Planeta, as celebrações acontecem sobre o manto do tema: “Construindo Comunidades para o clima”.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) exorta os líderes mundiais a um diálogo mais estreito com os seus governados, focando-se na construção de sociedades prontas para se adaptarem às alterações climáticas, para um mundo menos poluído e inclusivo.

A efeméride também acontece poucos dias depois de os líderes mundiais sentaram-se à mesma mesa, em Glasgow – Escócia, na conferência do clima das Nações Unidas (COP-26),para discutir sobre o futuro das alterações climáticas.

Angola também marcou a sua presença, representada pelo Presidente da República, João Lourenço, que na ocasião revelou o compromisso do país em usar 70 por cento de energias renováveis até 2025, e na protecção e repovoamento dos mangais, através de uma campanha nacional de plantação ao longo da extensa orla marítima nacional.

Copyright ©️ 2021 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados