Notícias

Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais

Assinala-se esta quarta-feira (13.10.2021), o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais. A efeméride foi instituída em 1989 pela Assembleia das Nações Unidas, como forma de promover uma cultura global de consciência de risco e redução de catástrofes.

Desabamentos, erosões, furacões, alagamentos e inundações são desastres naturais que marcam, com tristeza, a rotina do planeta. Fenómenos causados principalmente por pressões antrópicas, como uso irregular do solo, má gestão dos recursos hídricos, desmatamentos, que invariavelmente alteram as condições ambientais, resultam, em prejuízos económicos, humanos e a degradação ambiental.

Para assinalar a data, os Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República realizaram no âmbito de uma Comissão de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, um simulacro para situações de emergência, que envolveu voluntários formados de propósito em matéria de primeiros socorros e combate a incêndios.

A Organização das Nações Unidas declara, no seu site oficial, que a “COVID-19 e as emergências climáticas alertam a necessidade de uma visão clara, planos e instituições competentes e capacitadas, que actuem com base em evidências científicas para o bem público.”

Em Março de 2015, foi realizada a 3ª Conferência Mundial sobre Redução do Risco de Desastres, em Sendai, no Japão, da qual resultou, precisamente a Declaração de Sendai considerada um marco para reduzir riscos de desastres naturais e mortes no mundo.

Em Setembro do mesmo ano, a ONU propôs a 193 países a Agenda 2030, composta por 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles, o ODS 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright ©️ 2021 MwangoBrain | Todos os direitos reservados