Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social  

Assinala-se esta quinta-feira [05.12.2024], o Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas por intermédio da Resolução 40/212 de 17 de Dezembro de 1985.

Nesta data, os Governos são chamados a tomar medidas para aumentar a consciencialização sobre a importante contribuição do voluntariado, o que acaba por incentivar mais pessoas de todas as esferas da vida a oferecer seus serviços, tanto no país, quanto no exterior. Desde então, o sistema das Nações Unidas e as organizações da sociedade civil têm se unido com sucesso ao voluntariado em todo o mundo para celebrar a efeméride.

O voluntariado é um enorme recurso renovável para a resolução de problemas sociais, económicos e ambientais em todo o mundo. À medida que o mundo enfrenta desafios crescentes, os voluntários são muitas vezes os primeiros a ajudar e estão na linha da frente em crises e emergências, muitas vezes em situações muito difíceis e terríveis.

O Programa Voluntários das Nações Unidas (UNV) é a organização das Nações Unidas que promove o voluntariado para apoiar a paz e o desenvolvimento em todo o mundo, pode transformar o ritmo e a natureza de desenvolvimento e beneficia tanto a sociedade em geral como o indivíduo voluntário. O Programa Voluntários das Nações Unidas contribui para a paz e desenvolvimento através da defesa do voluntariado a nível mundial, encorajando os parceiros a integrar o voluntariado.

Em Angola, o voluntariado, também designado de terceiro sector, tem dado os seus primeiros passos, confirmando assim a importância de que constitui um instrumento de desenvolvimento social, cultural, ambiental e económico. Neste sentido, o país conta com a Lei do Voluntariado, Lei n.º 17/21 de 30 de Julho, que define o voluntariado como actividade não remunerada prestada de forma livre, no âmbito de projectos de pessoas colectivas ou privadas em benefício de pessoas, famílias e comunidades.

O Programa de Voluntariado das Nações Unidas conta com cerca de oito mil voluntários, que ajudam comunidades no seu próprio país ou no exterior. Ajudam a manter a paz, organizam eleições, trazem alívio em situações de emergência, promovem os direitos humanos, melhoram as condições de saúde, ensinam técnicas de agropecuária, promovem a igualdade de gênero e protegem o meio-ambiente.

O PNUD em Angola, iniciou o programa de voluntariado em 2008. Actualmente tem 22 voluntários dos quais 15 nacionais e 7 internacionais a prestarem o seu serviço em diversas agências das Nações Unidas.

Previous Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados